RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

São Paulo registra 1º caso de sarampo de 2025

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo confirmou nesta quinta-feira (17) o registro do primeiro caso de sarampo no estado em 2025. O local de infecção ainda está em investigação.

O paciente é um homem de 31 anos que mora na capital paulista. Ele estava vacinado contra a doença e não precisou ser internado.

Segundo a secretaria, o paciente já se recuperou e está sem sintomas da doença.

“Todas as medidas de controle e prevenção já foram iniciadas, em conjunto com a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo e com o Ministério da Saúde”, diz a secretaria.

Esse não é o primeiro caso registrado no país neste ano. Em março, foram dois em São João de Meriti, no Rio de Janeiro –os pacientes também tiveram alta após serem atendidos.

Até então, o último registro de sarampo autóctone, ou seja, com transmissão no Brasil, havia ocorrido um junho de 2022 no Amapá.

Os casos não prejudicam o status do Brasil como país livre da circulação dos vírus de sarampo, rubéola e Síndrome da Rubéola Congênita. A Opas (Organização Pan-Americana da Saúde) certificou o país em novembro do ano passado.

Foi a segunda vez que o Brasil recebeu o certificado por erradicação do sarampo. O primeiro foi concedido em 2016, mas perdido em 2018 após a reintrodução do vírus no Brasil e novos surtos da doença.

Casos de sarampo têm sido reportados por outros países, a exemplo dos Estados Unidos, onde há um surto da doença.

Em março, o sudoeste do país registrou um surto que matou duas pessoas e infectou mais de 200, levando a agência de saúde a emitir uma advertência de viagem. Também no México foram relatados ao menos 22 casos de sarampo neste ano.

ISABELA PALHARES / Folhapress

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.