SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A previsão do tempo para São Paulo prevê chuva forte em todo o estado em razão do avanço de uma frente fria nesta quinta-feira (26). Mais de 12 mil imóveis da Enel estão sem energia em toda a área de concessão da empresa.
Na capital paulista, 9.308 residências estão sem energia. Segundo boletim da Enel, divulgado às 14h30 (horário de Brasília), são 12.871 pontos sem fornecimento na área de concessão no estado nesta quinta. Mais cedo, o painel de monitoramento da Enel apontava 13.821 residências sem luz na capital e 18.080 no estado. Os números divulgados se referem a unidades consumidoras de energia por residência, ou seja, o número de clientes afetados pode ser maior, visto que cada imóvel pode ter mais de um morador.
Bombeiros foram acionados para 20 ocorrências de queda de árvores até às 12h46 na capital e Grande São Paulo. Os casos foram nos bairros Jardim Paulista, Itaim Bibi, Vila Mariana, Parelheiros, Capão Redondo, Vila Sônia, Cambuci, Campo Belo, Perdizes, e Morumbi sem vítimas. Não houve acionamento para desabamentos e enchentes no período.
Chuva deve ganhar forçar e ter intensidade de moderada a forte de forma generalizada no estado nesta tarde. Queda de raios e rajadas de vento moderadas também são esperadas em razão do avanço da frente fria. “Atenção para as áreas vulneráveis, pois há risco de transtornos como alagamentos, enxurradas e até deslizamentos em áreas onde o solo já se encontra encharcado”, alertou o órgão.
No período noturno, a chuva deve perder força e ficar com a intensidade entre fraca a moderada.
Defesa Civil irá montar um gabinete de crise presencial a partir das 8h de hoje. Ele funcionará inicialmente por 48 horas para acompanhar o andamento da frente fria que atinge o estado, informou o capitão Roberto Farina, porta-voz do órgão, à TV Globo. O funcionamento do gabinete será estendido caso houver necessidade, acrescentou.
TEMPO CHUVOSO CONTINUARÁ NA CAPITAL
Sexta-feira (27) terá a temperatura mínima de 20ºC e máxima de 25ºC, com taxa mínima de umidade em torno dos 75%. Pode haver possíveis transtornos durante as chuvas em razão do solo encharcado e permanência das precipitações, informou o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), órgão da prefeitura.
Capital deverá enfrentar mudança significativa nas condições do tempo nos próximos dias. Volumes expressivos de chuva serão registrados, especialmente entre hoje e amanhã. Esse cenário ocorre devido à chegada de uma frente fria no estado associada ao canal de umidade da região centro-norte do país.
Com a chuva forte é esperado alagamentos intransitáveis, transbordamentos de rios e córregos, e quedas de árvores. Também podem ocorrer desabamentos e deslizamentos de terra em áreas consideradas de risco.
Redação / Folhapress