RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

São Paulo tem alerta para onda de calor a partir da tarde desta quinta (14)

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A onda de calor que surgiu entre a Argentina e o Paraguai nos últimos dias chega definitivamente à região metropolitana de São Paulo nesta quinta-feira (14), com a previsão de a capital ter o dia mais quente em um mês de março.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu nesta quarta-feira (13) um alerta amarelo de perigo potencial de calor na região que vai das 14h desta quinta até 18h de sábado, indicando leve risco à saúde por causa das temperaturas 5°C acima da média histórica nesse período.

Segundo a previsão do instituto, a máxima nesta quinta na Grande São Paulo deve chegar aos 33°C, subindo para 34°C na sexta, 35°C no sábado e voltando a 34°C no domingo.

A temperatura mínima também se elevará, passando de 19°C na quinta e na sexta, para 20°C no sábado e 21°C no domingo, acabando com o vento frio que tem soprado nas manhãs por causa da brisa marítima.

Os locais que mais sofrerão com o calor, no entanto, ficam na região que engloba o centro, o norte e o oeste do estado. Em algumas cidades dessa faixa, as temperaturas poderão superar os 40°C, com baixa umidade do ar, segundo a Defesa Civil estadual.

O órgão informa que há previsão de fazer 40°C em Araçatuba, com sensação térmica de 41°C, 38°C em Presidente Prudente, com sensação de 39°C, e 37°C em Marília, com sensação de 38°C Nesta quarta, o município paulista que teve o registro de maior temperatura, segundo o Inmet, foi Dracena, com 37,6°C. Foi a quarta cidade mais quente do país, atrás de Três Lagoas (MS), com 39,7°C, Água Clara (MS), com 38,2°C, e Paranapoema (PR), com 37,6°C.

Ainda no oeste paulista, as estações meteorológicas de Valparaíso e Rancharia registraram 36,9°C, a de Presidente Prudente marcou 36,1°C, e a de Jales, 36°C. Várias outras tiveram máximas acima dos 35°C.

Na capital, a estação automática do Mirante de Santana, na zona norte, marcou a máxima de 33,4°C às 15h.

De acordo com os dados do Inmet, a chuva típica de verão volta à região metropolitana de São Paulo no próximo domingo, com pancadas entre a tarde e a noite. Com isso, a umidade aumenta e a temperatura terá uma leve queda, mas ainda ficando na faixa dos 30°C. Esse cenário se manterá nos dias seguintes.

CLAUDINEI QUEIROZ / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS