São Paulo tem pancadas de chuva e granizo nesta sexta (3)

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Das 15h55 às 17h05, o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo manteve quase todas as regiões da capital em estado de atenção para alagamentos, devido à previsão de chegada das chuvas. Apenas a zona sul ficou fora do alerta.

Depois de a média da temperatura máxima chegar aos 30,6°C na cidade, variando entre 32°C no Jabaquara, na zona sul, e 27°C em Perus, na zona norte, o calor e a entrada da brisa marítima provocaram pancadas de chuva na região centro-norte da capital.

Conforme imagens do radar meteorológico do CGE, no horário do alerta chovia forte e isolado na zona norte, principalmente nas subprefeituras de Santana/Tucuruvi e Vila Maria/Guilherme. Também chovia forte na zona leste, em Guaianases e Cidade Tiradentes.

Nas redes sociais, algumas pessoas relataram de queda de granizo na zona norte e na Mooca, na zona leste, onde também caiu a energia. A Defesa Civil estadual informa que esses eventos climáticos são comuns nessas chuvas típicas de verão. Além disso, há potencial para trovoadas, rajadas de vento e formação de alagamentos.

Segundo a Defesa Civil municipal, houve registro de sete quedas de árvores sobre via pública. Pela rua Itanhaém, na Vila Prudente, uma árvore de grande porte atingiu um veículo, que estava estacionado. Não houve registro de vítima.

Quando estado de atenção foi revogado, ainda chovia na região metropolitana, mas de forma mais leve na zona leste. Além disso, chovia forte entre Santo André, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra e na serra do Mar.

Às 16h30, a Enel, distribuidora de energia da região metropolitana de São Paulo, informava que 39.168 imóveis estavam sem energia elétrica na capital. Nas 24 cidades que compõem sua rede de concessão, eram 42.448.

De acordo com os dados das estações meteorológicas do CGE, a maior rajada de vento registrada no Mirante Santana foi de 56 km/h e no aeroporto de Campo de Marte, ambos na zona norte, foi de 66,7 km/h.

Os dados do CGE mostram que janeiro acumulou até o início da tarde desta sexta 14,7 mm de chuva, o que corresponde a 5,7% dos 257,3 mm esperados para o mês.

CLAUDINEI QUEIROZ / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS