São Paulo terá sol e calor neste feriado do Dia da Consciência Negra

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O paulistano que quiser curtir o feriado do Dia da Consciência Negra com a família terá uma quarta-feira (20) com muito sol e calor, cenário propício para visitar os parques, clubes e ruas de lazer da capital paulista.

Segundo a previsão do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo, o ar quente e seco vai garantir um dia ensolarado e com termômetros em alta. Durante a madrugada, a temperatura mínima deve oscilar em torno dos 17°C, e a tarde, máxima de 32°C.

Como ocorre nesta época do ano, no fim da tarde a entrada da brisa marítima favorece o aumento de nuvens, porém não há expectativa de chuva intensa.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) até aponta a possibilidade de pancadas isoladas de chuva, mas de pouco volume e em áreas esparsas, o que não deve provocar problemas na cidade.

No restante do estado, o CGE da Defesa Civil estadual, prevê a chegada de uma frente fria fraca entre a noite desta quarta e a manhã de quinta (21), o que deve mudar o tempo em grande parte dos municípios.

Na região metropolitana, há previsão de chuva fraca e garoa, principalmente entre tarde e a noite de quinta, com mínima de 18°C e máxima de 24°C.

A Defesa Civil estadual informa ainda que até domingo (24), os dias devem ser marcados pela presença de acumulados expressivos de chuva em todo território paulista, devido à frente fria, o que criará condições para temporais, seguidos por raios e rajadas de vento.

De acordo com os dados do órgão, nos próximos dias as rajadas de vento podem ultrapassar 50 km/h e pode chover mais forte na região metropolitana de São Paulo, Vale Ribeira, nas regiões de Itapeva, Sorocaba, Campinas, Serra da Mantiqueira, São José do Rio Preto, Araçatuba, Bauru, Araraquara, Baixada Santista, Presidente Prudente, Assis e Dracena.

INMET ALERTA PARA TEMPESTADE ENTRE SANTA CATARINA E RIO GRANDE DO SUL

De acordo com o Inmet, grande parte do Brasil deve enfrentar temporais nesta quarta-feira, principalmente, as regiões Sul, Centro-Oeste e Norte do país.

A pior situação, segundo o instituto, é na faixa litorânea entre Santa Catarina e o norte do Rio Grande do Sul, onde a previsão é de grande perigo para tempestade até o início da tarde desta quarta, com grande risco para alagamentos e transbordamentos de rios, além de deslizamentos de encostas. Nesses locais, pode chover mais de 60 mm/h ou 100 mm/dia.

Praticamente todo o restante da região Sul deve ter chuva forte, assim como todo o estado de Rondônia e Mato Grosso, além do Sul do Amazonas e do Pará, e centro-norte do Mato Grosso do Sul. Nesses locais, a previsão é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60 e 100 km/h, o que provoca risco de corte de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e raios.

CLAUDINEI QUEIROZ / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS