RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Saxenda, usado em tratamento de obesidade, ficará em falta até setembro

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Saxenda, que tem como princípio ativo a liraglutida, está em falta nas farmácias. O medicamento é usado para perda de peso e o tratamento de obesidade e hoje é visto como a segunda linha de fármacos para esta finalidade da farmacêutica Novo Nordisk, detentora da patente do Ozempic e Wegovy.

O medicamento também é usado como alternativa para pacientes que não conseguem usar a primeira linha de tratamento em decorrência dos fortes efeitos colaterais.

A Abrafarma (Associação Brasileira de Farmácias e Drogarias) afirma que não recebeu informações das redes associadas a respeito deste tema. A Folha de S.Paulo consultou, via telefone e site, as redes PagueMenos, Panvel, Drogaria São Paulo, DrogaRaia e Drogasil. Todas declararam que poucas unidades contam com o medicamento.

Em nota, a farmacêutica Novo Nordisk alega que a medicação passará por um período de disponibilidade intermitente até setembro de 2025, devido à alta demanda. Além disso, informam que a instabilidade na disponibilidade não representa problemas na qualidade, segurança e eficácia do Saxenda, e lamentam os possíveis impacto aos pacientes.

Em São Paulo, a rede PagueMenos informou ter o Saxenda em uma de suas unidades. A Panvel, que está com o sistema instável na capital paulista, relatou que existem apenas três unidades da medicação em farmácias de Porto Alegre.

A reportagem não conseguiu contato por telefone com as redes DrogaRaia e Drogasil, do Grupo RD, mas os sites constam que o medicamento está indisponível para retirada ou entrega em São Paulo. O mesmo aconteceu com a Drogaria São Paulo.

A liraglutida é um análogo ao hormônio GLP-1, o que significa que ela atua de forma semelhante ao hormônio no organismo, que é produzido naturalmente pelo intestino e atua no pâncreas, na liberação de insulina. Esse princípio ativo é anterior à semaglutida, princípio ativo do Ozempic e Wegovy.

A diferença entre a liraglutida e a semaglutida é que a primeira tem uma ação mais rápida, de aplicação diária, enquanto o princípio ativo do Ozempic e Wegovy têm uma ação prolongada, de aplicação semanal.

Uma possibilidade para a falta do medicamento em grande parte das farmácias é a quebra da patente da liraglutida no Brasil em 2024 e o investimento de medicamentos genéricos, fazendo com que o laboratório volte o foco para os medicamentos com semaglutida, ainda sob patente.

GIULIA PERUZZO / Folhapress

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.