RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

SBPC discute humanidades em evento preparatório para Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A 5ª CNCTI (Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação) ganhou mais um evento preparatório. Desta vez, a responsável é a SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), que realizará uma conferência preliminar virtual, na próxima terça-feira (26), para discutir o papel das Ciências Humanas e Humanidades no desenvolvimento do Brasil.

A 5ª CNCTI está marcada para o período de 4 a 6 de junho deste ano, em Brasília. Eventos preparatórios têm ocorrido desde novembro. No começo de março, por exemplo, o estado de São Paulo fez seu encontro preliminar, a Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CECTI-SP).

O objetivo do CNCTI é a análise dos programas e resultados da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação do período que foi de 2016 a 2023. A partir disso, então, busca-se a proposição de recomendações para o próximo ciclo da estratégia nacional, que se inicia neste ano e vai até 2030.

Voltando ao evento preparatório realizado pela SBPC, estão programadas quatro mesas-redondas. Entre os temas que serão abordados estão cultura do ódio e as redes sociais, a relação entre tecnologia e comportamento humano, a inclusão social e a relação entre ciência, humanidade e o planeta.

Segundo Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC e um dos organizadores do evento –com Fernanda Sobral, diretora da SBPC–, não houve nenhum outro evento preparatório do CNCTI voltado a humanidades até o momento.

“Tivemos uma participação dentro da reunião conjunta que a Academia [Brasileira] de Ciências e a SBPC fizeram no Rio no começo de março para discutir as bases gerais científicas para a CNCTI. Até porque, embora seja muito importante a tecnologia e a inovação, o pilar disso tudo é a ciência, a ciência básica. E lá no Rio nós discutimos o lado social”, diz Janine Ribeiro.

Uma das discussões no evento será “uma utopia com base científica”, aponta o presidente da SBPC. “Como juntar tudo: a descarbonização, ganhos de produtividade, ócio criativo. Juntar tudo isso e fazer um mundo melhor, com base na ciência.”

Dessa mesa especificamente, participarão, além do próprio Janine Ribeiro, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e Ricardo Abramovay, professor titular da Cátedra Josué de Castro da Faculdade de Saúde Pública da USP.

Segundo o presidente da SBPC, esse evento preparatório é diferente dos outros que foram feitos até agora. “Algumas das discussões [que estarão no evento] são muito raras de serem feitas”, diz Janine Ribeiro, citando o ócio criativo como uma das questões pouco discutidas no meio acadêmico e no governo.

O evento será online e terá transmissão no canal do YouTube da SBPC.

Confira a programação

9h às 10h45 – Redes sociais, cultura de ódio, polarização: o tecido social sob ameaça

Coordenação: Sergio Adorno (USP)

Participantes: Wilson Gomes (UFBA), Marilene Corrêa (UFAM) e Sergio Adorno (USP).

11h00 às 12h45 – A cabeça está atrasada em relação à tecnologia?

Coordenação: Renato Janine Ribeiro (USP)

Participantes: Christian Dunker (USP), Tatiana Roque (UFRJ) e Renato Janine Ribeiro (USP)

14h às 15h45 – Pesquisas científicas e sua contribuição para a inclusão social

Coordenação: Fernanda Sobral (UnB).

Participantes: Irlys Barreira (UFCE), Anete Ivo (UFBA), Edna Castro (UFPA) e Fernanda Sobral (UnB)

16h às 17h45 – Uma utopia com base científica, para a humanidade e o planeta

Coordenação: Renato Janine Ribeiro (USP)

Participantes: Ricardo Abramovay (USP), Marina Silva (MMA) e Renato Janine Ribeiro (USP).

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS