Se fossem cidades, distritos de Grajaú e Jardim Ângela estariam entre as 100 maiores do país

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Com uma concentração populacional que rivaliza com muitos municípios brasileiros, dois distritos da cidade de São Paulo poderiam figurar entre as 100 cidades mais populosas do Brasil -Grajaú e Jardim Ângela, situados na zona sul da capital paulista.

Segundo dados do Censo 2022 divulgados nesta quinta-feira (21) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Grajaú tem 384,8 mil habitantes. Se fosse um município, ocuparia a 65ª posição no ranking de maiores do Brasil.

A quantidade de moradores faz com que o distrito esteja à frente de capitais brasileiras como Rio Branco (AC), com 364,7 mil habitantes, e Palmas (TO), com 302,6 mil.

O distrito também se mostra maior do que cidades grandes do interior do estado de São Paulo, como Bauru, Franca, Taubaté e Guarujá.

Já se fosse uma cidade paulista, Grajaú estaria em 18ª na lista de população, logo atrás de Carapicuíba, município na região metropolitana com 386,9 mil moradores. O primeiro lugar é da capital, com 11,4 milhões.

Já o distrito Jardim Ângela, segundo maior da capital paulista, poderia ocupar a posição 89ª na lista de maiores cidades do Brasil. Com 311.432 habitantes, a população na região supera a de Palmas e a de cidades paulistas como Taubaté, Suzano, Limeira, Guarujá e Sumaré.

Em relação ao estado de São Paulo, Jardim Ângela seria a 24ª maior cidade. Segundo dados do Censo 2022, o distrito da zona sul da cidade ocuparia o mesmo lugar que Taubaté, com 310,7 mil habitantes.

Até mesmo o menor distrito de São Paulo possui mais habitantes do que grande parte das cidades do estado. Esse é o caso de Marsilac: com 11 mil habitantes, é maior do que 47% das cidades do estado paulista.

NATÁLIA SANTOS / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS