PORTO ALEGRE, RS (FOLHAPRESS) – O prefeito reeleito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB ), fez um aceno aos opositores ao comemorar o resultado da eleição com apoiadores e lideranças políticas na noite deste domingo (27), em um hotel no centro da capital gaúcha.
“Para nós, não tem terceiro turno. Vamos unir a cidade”, disse Melo, eleito com 61,53% dos votos contra 38,47% da deputada federal Maria do Rosário (PT ).
O emedebista começou o discurso agradecendo a primeira-dama Valéria Leopoldino, os filhos, e o coordenador de campanha André Coronel.
Em seguida, agradeceu Rosário, com quem fez uma disputa marcada por divergências sobre a responsabilidade da tragédia climática que atingiu a capital gaúcha.
“Tivemos uma campanha dura no segundo turno, mas acho que se compararmos com o Brasil, Porto Alegre está de parabéns no nível”, disse Melo.
Melo também mostrou dois chapéus de palha, um que usou em sua primeira campanha e outro na reeleição. “Esse aqui derrotou a Manuela e esse aqui derrotou a Maria do Rosário”, disse. “São os chapéus derrotadores de comunistas”, completou, sob risadas e aplausos do público.
A vice-prefeita eleita Betina Worm (PL), primeira mulher a alcançar o cargo na história da cidade, agradeceu a Melo e aos eleitores pela oportunidade.
“É possível fazer uma política limpa, uma campanha alegre e bonita, propositiva”, disse Betina. “A gente sabe fazer isso e o povo pelo jeito gostou.”
CARLOS VILELLA / Folhapress