SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O tempo seco, que na semana passada levou a cidade de São Paulo a ter o menor percentual de umidade relativa do ar entre as capitais brasileiras, finalmente deve acabar. A passagem de uma frente fria pela região sudeste promete mudanças a partir desta segunda-feira (29). Deve voltar a chover após quase 20 dias.
De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), há previsão de chuva isolada na noite desta segunda, dando início à virada do tempo, que fará a temperatura despencar e causará chuva forte por toda a terça-feira (30).
Essa frente fria que avança do Sul em direção ao Sudeste, explica a Climatempo, vai colocar fim ao bloqueio atmosférico que tem impedido que a chuva chegue à região. Rajadas de vento também devem aumentar, diz a agência.
A tarde desta segunda-feira ainda será quente na cidade de São Paulo, com possibilidade de alcançar a maior temperatura do mês. Conforme o Inmet, a tendência é de variação entre 13ºC e 30ºC a maior marca de julho foi de 27,6°C, no último dia 22.
“A partir do fim da tarde a nebulosidade aumenta sensivelmente por causa da aproximação da frente fria, o que poderá provocar a ocorrência de chuviscos já no período da noite”, afirma o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da Prefeitura de São Paulo.
Na terça, com o céu fechado e chuva, a temperatura despenca e os termômetros devem oscilar entre 11ºC e 18ºC, com rajadas moderadas de vento.
“As precipitações devem ser mais abrangentes na faixa litorânea do estado, incluindo a região metropolitana de São Paulo”, diz o CGE.
Já na quarta-feira (31), a máxima na cidade de São Paulo não passará dos 16°C. Neste dia, entretanto, a chuva deve diminuir. Na quinta (31), a previsão é de céu com poucas nuvens, sol e termômetros na casa dos 24°C.
No litoral paulista, o Inmet diz que a tendência é de chuva isolada na noite desta segunda. A instabilidade segue até quarta-feira, mas com temperaturas mais elevadas do que na Grande São Paulo na terça, por exemplo, a máxima deverá ser de 21°C em Santos, na Baixada Santista.
A Climatempo, entretanto, alerta que há possibilidade de ressaca no mar, entre Ilhabela, no litoral norte, e Campos dos Goytacazes (RJ), com ondas de até 2,5 metros para esta segunda.
Redação / Folhapress