RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Senado confirma acordo de Alcolumbre com Bolsonaro e elege PL como vice

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O plenário do Senado confirmou neste sábado (1º) o acordo costurado pelo presidente recém-eleito, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), com Jair Bolsonaro (PL) e garantiu a vice-presidência ao senador Eduardo Gomes (PL-TO).

Mesmo tendo sido líder do governo Bolsonaro no Congresso, Eduardo Gomes integra a ala “centrão” do PL e é visto no Senado como um senador moderado. Na base do governo Lula (PT), pesou a avaliação de que ele não deve encampar os interesses do PL à revelia de Alcolumbre.

A votação também confirmou a indicação do senador Humberto Costa (PT-PE) para a segunda-vice-presidência. O PL tem a segunda maior bancada do Senado, com 14 senadores. O partido de Lula, por sua vez, tem a quarta, com 9.

O PL não escondia o trauma da eleição de 2023, quando acabou retaliado por enfrentar Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e lançar o ex-ministro de Bolsonaro Rogério Marinho (PL-RN) como presidente.

Com a derrota de Marinho, o partido ficou sem cargos na mesa diretora e sem comissões de peso — cenário que fez com que os senadores, nas palavras de Bolsonaro, ficassem “quase como zumbis”. Em troca de apoio, Alcolumbre prometeu ao grupo que dividiria os cargos de forma proporcional ao tamanho das bancadas.

Apesar do prestígio da segunda-vice-presidência (que, em tese, assume o comando na ausência do presidente e do primeiro-vice), um dos cargos mais cobiçados é a primeira-secretaria —conhecida como “prefeitura”, por cuidar da parte administrativa.

No Senado, o posto foi escolhido justamente pelo dono da maior bancada, o PSD. Com 15 senadores, o partido indicou Daniela Ribeiro (PB) como primeira-secretária. A segunda-secretaria ficou com o MDB, por meio do senador Confúcio Moura (RO).

*

Senado

– Presidência

Davi Alcolumbre (União Brasil-AP)

– 1ª vice-presidência

Eduardo Gomes (PL-TO)

– 2ª vice-presidência

Humberto Costa (PT-PE)

– 1ª Secretaria

Daniela Ribeiro (PSD-PB)

– 2ª Secretaria

Confúcio Moura (MDB-RO)

THAÍSA OLIVEIRA, RENATO MACHADO, RANIER BRAGON, VICTORIA AZEVEDO, RAPHAEL DI CUNTO E JOÃO GABRIEL / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS