RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Senado dos EUA aprova com unanimidade Rubio como novo chefe da diplomacia

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Senado dos Estados Unidos aprovou nesta segunda-feira (20) o escolhido do presidente Donald Trump para o Departamento de Estado, equivalente ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

Marco Rubio, ex-senador pela Flórida e ferrenho crítico de adversários dos EUA na América Latina, foi aprovado de forma unânime pelos senadores para chefiar a diplomacia americana.

Isso não acontecia desde 2001, quando a Casa, responsável por avalizar nomes escolhidos pelo presidente para o primeiro escalão do governo, aprovou o indicado de George W. Bush para o cargo, Colin Powell.

O consenso a respeito do nome de Rubio entre republicanos e democratas em um momento de elevada polarização no cenário político americano não é mistério: o ex-senador é velho conhecido e amigo pessoal de vários dos membros, tendo sido eleito pela primeira vez para a Casa em 2011.

Na sua sabatina, foi tratado amigavelmente pelos senadores e respondeu perguntas dos colegas de forma calma e com domínio dos temas discutidos. Rubio é conhecido por suas posições beligerantes em relação à China, Cuba e Venezuela, além de ser forte apoiador de Israel. O ex-senador é a primeira pessoa hispânica a ocupar o cargo -ele é de ascendência cubana.

Rubio é o primeiro indicado de Trump a ser aprovado pelo Senado, com a chancela de seu nome vindo poucas horas depois da posse do presidente em cerimônia no Capitólio, em Washington. Outros escolhidos pelo republicano devem ter mais dificuldade para conquistar a aprovação da Casa, como Pete Hegseth, indicado para chefiar o Pentágono.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS