RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) – O meia-atacante Nenê, do Juventude, foi tirado pelo clube da partida contra o Palmeiras, pelo Brasileirão, por causa de um sinal -tratado como equivocado- do sistema da CBF.
Nenê foi inserido numa espécie de pré-súmula da partida, que fica disponível 24h antes dos jogos.
Só que no nome dele aparecia uma sinalização: “Atleta com suspensão pendente – STJD”.
A questão é Nenê não foi alvo de qualquer julgamento recente no tribunal, segundo o Juventude. Ele nem sequer levou cartão vermelho na temporada, o que é o caminho mais comum para um jogador ser julgado no STJD.
O UOL consultou os resultados de julgamentos realizados dos julgamentos no STJD e também não localizou qualquer sessão envolvendo Nenê no último mês.
O Juventude disse que consultou a CBF e o próprio STJD, mas não conseguiu “elucidação” do caso ou a mudança do status do jogador.
Por precaução, para evitar eventual punição no próprio tribunal, como perda de pontos em caso de suposta escalação irregular, o clube decidiu não usar Nenê contra o Palmeiras.
O meia-atacante estava na lista dos reservas. O último jogo dele foi em 29 de setembro, contra o Red Bull Bragantino. Contra o Vasco, em 5 de outubro, ele não atuou para resolver “questões pessoais”.
Erros acontecem
O sistema da CBF é passível de equívocos, segundo o UOL apurou com advogados que militam na Justiça Desportiva.
O caso de Nenê não é o primeiro. Pode acontecer de algum jogador aparecer com “alerta” nessa relação preliminar.
Mas os relatos são de que a CBF geralmente tinha alguém para resolver esses assuntos durante a rodada. E desta vez, isso não aconteceu.
O UOL consultou a entidade e aguarda retorno. A nota será atualizada quando isso acontecer.
O que disse o Juventude
“A escalação oficial de cada jogo deve ser lançada em um sistema online da CBF. Por lá, são dispostos os nomes dos atletas e comissão técnica. Este sistema “abre” 24h antes de cada partida para que os clubes forneçam as informações acerca do jogo. Acontece que, para surpresa de todos, o nome de Nenê vem acompanhado do termo “pendência STJD”, sem nenhum outro tipo de informação adicional. Em contato com o próprio STJD e com a CBF, não houve elucidação deste caso e o Clube retirou o atleta da relação da partida por precaução, evitando uma possível futura punição até mesmo com perda de pontos.
O Clube desconhece qualquer pendência ou punição envolvendo Nenê, mas respeitará o informativo do sistema da CBF”.
IGOR SIQUEIRA / Folhapress