SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A vaquinha da Gaviões da Fiel é um sucesso, mas os golpes preocupam. Em 24h, os torcedores doaram R$ 7,4 milhões, enquanto cerca de 36 sites falsos que clonavam o oficial foram derrubados por um sistema de segurança.
O QUE ACONTECEU
O Corinthians e a torcida organizada se esforçam para conter as tentativas de enganar o torcedor, que está disposto a doar para a quitação da Neo Química Arena. Além da forte campanha de conscientização, a preocupação é com a fiscalização.
Por isso, com o início da campanha, clube faz um rastreamento intenso dos sites falsos que estão sendo criados. O sistema de segurança identifica as URLs clonadas, que copiam todo o layout e design do original, mas apontam para outra conta Pix.
“Foram identificados mais de 30 sites, e já foram derrubados mais de 30 sites pela Gaviões e pelo Corinthians, nessa parceria com essa uma empresa que faz esse monitoramento. Então, fica também a nossa recomendação de não acessar uma URL ou um site qualquer”, diz Edmilson Maleski, CEO da Uappi, plataforma criadora do site “Doe Arena Corinthians”.
O clube tem publicado constantemente a URL oficial e mensagens de alerta por meio das redes sociais. Há relatos de torcedores que caíram em golpes logo no primeiro dia de doações.
PLATAFORMA BUSCA A ‘MELHOR EXPERIÊNCIA’ PARA A VAQUINHA
Na noite da última quarta-feira (27), o site das doações passou por instabilidades nas primeiras horas após o lançamento. Isso aconteceu devido ao grande fluxo de acessos, que foi muito maior do que o estimado pela plataforma e pela uniformizada, que era de 1 milhão em 24 horas.
“Como corintiano, eu imaginaria que poderia ser algo nesse sentido. Pelo poder que a torcida tem, eu sabia que poderia ser algo [grande] assim. Mas, falando em números, a gente tinha um número vindo da própria Gaviões, que é um número estimado. Como era algo que nunca foi feito, a expectativa era de um milhão de acessos num primeiro dia. No entanto, a gente chegou a a ter mais de 1 milhão de acessos nos primeiros 10 minutos. A gente chegou a ter 2 milhões de acessos, simultâneos, logo após os primeiros 10 minutos do lançamento”, afirma Edmilson.
Depois do aprendizado, a plataforma criou uma fila de espera para a entrada na URL. O modelo é semelhante aos encontrados em sites de venda de ingressos de shows.
“A gente ultrapassou muito os números, o que é um ponto positivo, vamos dizer assim, que superou muito a expectativa, o triplo do que a gente imaginava. Agora, a gente está trabalhando bastante para que esse volume, como ele não diminuiu desde as 19h10 de quarta até agora de madrugada a gente tinha fila ali para entrar no site , então a gente entende que tem que se preparar um nível acima. A gente já está fazendo isso para gerar uma experiência melhor ao torcedor.”
DOADOR 01
Por ser parte da execução do projeto, Edmilson não perdeu a oportunidade de abraçar o seu lado torcedor e foi o doador 01 da campanha. Com o certificado em mãos que já foi impresso, o CEO da Uappi pretende enquadrar a prova de que ajudou com R$ 100 para a quitação da Arena. Ele também está orgulhoso com o fato de que terá o nome estampado em uma das paredes do estádio.
“Muitos gostariam de ser o doador 01, e eu tive esse privilégio, por estar aqui, obviamente. Até porque tem que ter algum privilégio, né? Então, eu fui o doador 01. O Edson, que é o advogado da Gaviões, foi o 02… O Ale, que é o presidente da Gaviões, foi o 03. Então, eu tenho meu certificado aqui também. Vou enquadrar.”
LIVIA CAMILLO / Folhapress