SALVADOR, BA (FOLHAPRESS) – O número de vítimas do acidente envolvendo um micro-ônibus em Jaboatão dos Guararapes, na região metropolitana do Recife, subiu para sete. O acidente aconteceu na tarde deste domingo de Páscoa, quando o veículo desgovernado atropelou participantes de uma procissão.
Os fiéis da Paróquia do Perpétuo Socorro realizavam a caminhada Cristo Vive e, segundo a prefeitura, o motorista do micro-ônibus perdeu o controle quando descia uma ladeira, tentou desviar de outros veículos e atingiu as vítimas.
Quatro pessoas morreram no local do acidente e outras três morreram após terem sido socorridas para unidades de saúde. Ao todo, 29 pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas para hospitais e unidades de pronto-atendimento da rede estadual.
Dentre os feridos, 11 receberam alta e 15 seguem internados na UPA da Imbiribeira, no Hospital da Restauração e no Hospital Dom Hélder.
Quatro pacientes, incluindo uma criança, têm estado de saúde considerado grave. Os demais estão estáveis e em observação médica.
O micro-ônibus operava uma linha de transporte de passageiros e, segundo a prefeitura, estava em situação regular e havia sido vistoriado cinco meses atrás.
“A prefeitura está colaborando para que as investigações transcorram com o devido rigor”, afirmou.
O motorista fugiu no momento do acidente, mas se apresentou à polícia e prestou depoimento ainda na noite deste domingo (31).
A Polícia Civil de Pernambuco informou que segue em investigação até o total esclarecimento do caso e que mais detalhes serão repassados apenas após a conclusão do inquérito.
A Arquidiocese de Pernambuco divulgou um comunicado em solidariedade às vítimas e cobrando resposta das autoridades.
“Estamos à disposição para colaborar com as vítimas e seus familiares, auxiliando e contribuindo na superação desta fatalidade”, afirma o texto. “Requeremos das Autoridades Públicas que a situação seja averiguada, com todos os envolvidos no acidente devidamente responsabilizados.”
Em nota, a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes afirmou que o prefeito Mano Medeiros (PL) declarou estar profundamente abalado com a ocorrência e determinou que as equipes da assistência e da saúde identifiquem os feridos e familiares das vítimas para prestar apoio.
A governadora Raquel Lyra (PSDB) também lamentou o acidente “Meus sentimentos aos fieis e familiares vítimas do atropelamento ocorrido hoje durante procissão em Jaboatão, que vitimou pelo menos quatro pessoas. […] Triste em saber da notícia neste domingo de Páscoa”.
JOÃO PEDRO PITOMBO / Folhapress