SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Após o frio recente, São Paulo deve ter uma semana com altas temperaturas. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) colocou todo o estado sob aviso de perigo potencial associado a uma onda de calor ao menos até a tarde desta segunda (19), com temperaturas 5°C acima da média para o período.
De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo, os dias serão também de grande amplitude térmica, com bastante variação da temperatura durante o dia.
Neste domingo (18) e na segunda (19), a capital paulista deve registrar até 32°C. Já as mínimas para esses dias são, respectivamente, de 15°C e 16°C.
O CGE afirma ainda que o índice de umidade do ar deve permanecer baixo na cidade.
O aviso sobre a onda de calor disparado pelo Imet atinge também todo o Mato Grosso do Sul, praticamente todo o Paraná e Santa Catarina e uma fatia grande ao norte do Rio Grande do Sul.
O instituto divulgou também um alerta de perigo potencial para baixa umidade do ar em grandes fatias das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste e em uma área do Norte.
Brasília e Rio de Janeiro devem ter início de semana com máximas próximas ou acima dos 30°C, assim como quase todas as capitais do país.
Cuiabá pode registrar máximas de 40°C em mais de um dia na semana. Já Porto Alegre e Florianópolis têm máximas previstas mais amenas, abaixo de 25°C.
Redação / Folhapress