RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

SP pode ter chuva isolada durante todo o dia nesta quarta (9)

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Após uma terça-feira (8) sem precipitação, a região metropolitana de São Paulo deve ter uma quarta (9) úmida, com possibilidade de chuva durante todo o dia.

De manhã, a previsão de é chuva fraca, que pode ocorrer em algumas regiões. No entanto, entre o meio da tarde e o início da noite, a propagação de áreas de instabilidade provoca pancadas isoladas.

Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo, há condição para pontos de moderada a forte intensidade com raios e rajadas localizadas de vento, o que eleva o potencial para formação de alagamentos e quedas de árvores.

Apesar da grande nebulosidade, o sol deve aparecer, favorecendo a elevação das temperaturas no decorrer do dia. Assim, os termômetros devem variar entre mínimas de 16°C e máximas que podem chegar aos 27°C.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a temperatura máxima registrada nesta terça-feira foi de 28,3°C, às 16h, na estação meteorológica do Alto de Santana, na zona norte. Já a mínima foi de 14,7°C, às 5h.

Na Baixada Santista e no litoral norte do estado, a previsão do Inmet é a mesma da capital, com a diferença que a temperatura mínima deve ficar na casa dos 19°C em Santos, enquanto a máxima de 27°C se mantém. Já em Ubatuba, o calor deve ser um pouco maior e atingir os 29°C.

No interior também haverá muita nebulosidade e pancadas de chuva isoladas e trovoadas durante o dia, mas a temperatura será mais alta. Em Ribeirão Preto, a variação deve ser entre 21°C e 32°C. Em Presidente Prudente, entre 20°C e 29°C. Em São José do Rio Preto, entre 21°C e 30°C. Em Bauru, entre 19°C e 30°C. Em Campinas, entre 18°C e 31°C. E em São José dos Campos, na região leste do estado, entre 16°C e 30°C.

LITORAL DA REGIÃO SUL TEM ALERTA LARANJA PARA TEMPESTADES

De acordo com os dados do Inmet, a região litorânea dos estados da região Sul possuem alerta laranja, de perigo, para tempestades nesta quarta-feira, com previsão de chuva entre 30 e 60 mm/h ou entre 50 e 100 mm/dia. Há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios em cidades com tais áreas de risco.

Devido ao solo já úmido pelas chuvas dos últimos dias, o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) avalia essa região com risco moderado para enchentes, principalmente, nas regiões de Pelotas e Porto Alegre (RS), Criciúma, Florianópolis, Blumenau e Joinville (SC) e Curitiba (PR).

“Especialmente a faixa leste dos três estados, com destaque para Pelotas e arredores (RS), Criciúma e arredores (SC) e Curitiba e Paranaguá (PR), devido à previsão de acumulados de chuva principalmente à tarde, com possibilidade de pancadas de intensidade moderada a forte em curto espaço de tempo, agravadas por rajadas de vento no RS, com potencial para deflagrar enxurradas, alagamentos de áreas urbanas rebaixadas e/ou inundações pontuais em córregos urbanos”, alerta o Cemaden.

CLAUDINEI QUEIROZ / Folhapress

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.