SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, afirmou nesta segunda-feira (18) querer um envolvimento franco com o líder da China, Xi Jinping, em questões que envolvam os direitos humanos, a situação de Hong Kong e a guerra na Ucrânia. Os dois chefes de Estado se reuniram durante a cúpula do G20, no Rio de Janeiro.
Durante a fala de Starmer, a delegação chinesa retirou jornalistas britânicos da sala onde ocorria a reunião. O premiê falou sobre a conversa entre os diplomatas de ambos os países e, além disso, expressou sua preocupação quanto à situação de Jimmy Lai editor do extinto jornal pró-democracia Apple Daily e um dos principais entusiastas dos protestos pró-democracia em Hong Kong, em 2019. Ele foi preso em 2020.
“Estamos preocupados com os relatos sobre a deterioração da saúde de Jimmy Lai na prisão. Você mencionou o prédio da embaixada chinesa em Londres, que conversamos por telefone. E, desde então, tomamos medidas, solicitando esse pedido. Agora temos que seguir o processo legal e o cronograma”, afirmava Starmer, enquanto os jornalistas eram expulsos.
Redação / Folhapress