RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Sudeste pode ter toda chuva prevista para o mês em 4 dias

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Mais um episódio da ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) sobre o Brasil deve trazer chuvas intensas para algumas regiões, principalmente no Sudeste, até domingo (2). A previsão é que chova em quatro dias o equivalente a quase toda a chuva prevista para o mês de fevereiro todo.

Nova ZCAS começou nesta quinta-feira (30), afetando partes do Norte, Centro-Oeste e Sudeste do país. Os maiores volumes de chuva serão no Sudeste, com foco em uma faixa entre as divisas de São Paulo com Minas Gerais e Rio de Janeiro, segundo a Climatempo.

Volume previsto é de 200 mm a 300 mm de chuva. Grande parte do Sul de Minas, a região da Zona da Mata Mineira, o Vale do Paraíba (SP) e o sul do estado do Rio de Janeiro estão na rota das tempestades. A maioria das áreas do estado de São Paulo e de Minas Gerais devem acumular de 100 mm a 200 mm de chuva, considerando os quatro dias do fenômeno (de quinta a domingo). Áreas do Triângulo Mineiro, a região de Ribeirão Preto e de São Carlos terão volume considerável.

Área entre estados deve concentrar volume acima de 300 mm. Trata-se de uma pequena faixa na Serra da Mantiqueira, no sul do Sul de Minas, na divisa com São Paulo, abrangendo a região de Campos do Jordão. Nessa região, o acumulado pode variar de 300 mm a 400 mm.

Chuva intensa traz risco de deslizamentos e enchentes. Por ser uma situação extrema, a Climatempo alerta para o perigo de desastres, uma vez que já choveu muito nessas regiões antes, deixando o solo encharcado e o nível dos rios e córregos elevados. O cenário é propício a deslizamentos de terra, principalmente na Serra da Mantiqueira, na Serra do Mar, na região do litoral norte de São Paulo, de Angra dos Reis e de Paraty.

Capital paulista já supera média de chuva para janeiro. Ao todo, o acumulado é de 299,7 mm, segundo a estação automática do Mirante de Santana. A previsão para a região da Grande São Paulo é de muita chuva, especialmente no fim de semana. Na Grande Rio, a chuva mais intensa deve ocorrer na parte oeste da região e na zona serrana.

LUDIMILA HONORATO / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS