RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Suposto espião russo não será extraditado agora, diz Dino

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O ministro da Justiça Flavio Dino afirmou que não está prevista para o momento a extradição do suposto espião russo Sergey Cherkasov, preso no Brasil há mais de um ano.

Dino explicou que o russo ficará no Brasil com base em tratados e na Lei da Migração. Em uma postagem nas redes, o ministro disse que foram dois pedidos de extradição referentes a Cherkasov.

STF QUER CONCLUSÃO DAS INVESTIGAÇÕES

Cherkasov nega ser um espião da Rússia e usava documentos falsos com o nome de Victor Muller Ferreira. Após ser descoberto por autoridades holandesas, ele foi deportado ao Brasil, mas a Rússia pede que ele retorne porque ele seria acusado de tráfico de drogas.

O russo está em prisão preventiva sob a acusação de uso de documento falso desde abril de 2022. Ele também é investigado por atos de espionagem, lavagem de dinheiro e corrupção.

O STF decidiu, no fim de março, que Cherkasov só poderá voltar à Rússia após o fim das investigações criminais contra ele. A presidente do STJ rejeitou o argumento da defesa de que o tempo de prisão —15 meses— seria excessivo, já que, segundo ela, não há prazos atrasados no processo.

EUA TAMBÉM PEDIRAM EXTRADIÇÃO

O governo dos Estados Unidos pediu em abril a extradição do russo. Segundo noticiou a BBC News Brasil na ocasião, a informação foi confirmada pelo Ministério das Relações Exteriores, mas Cherkasov segue preso no Brasil.

Os EUA o acusam de fazer parte de um grupo considerado a elite da espionagem russa. Os norte-americanos afirmam que Cherkasov usava a identidade brasileira para se infiltrar em instituições e obter informações estratégicas do governo norte-americano.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS