RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Surfe na seca? Piscina de ondas nos EUA enfrenta críticas por uso de água

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Uma nova piscina de ondas promete se tornar a maior do mundo com a tecnologia PerfectSwell, mas já nasce cercada de polêmica. Localizada no sul de Utah, nos Estados Unidos – uma das regiões mais afetadas pela seca no país – o projeto Zion Shores, previsto para ser inaugurado em 2027, levantou uma onda de críticas por causa do alto consumo de água.

A ideia de construir um “oceano artificial” em pleno deserto, a poucos quilômetros do Parque Nacional de Zion, não agradou a boa parte da comunidade local. Utah sofre há anos com escassez hídrica e diversas cidades da região já adotaram restrições severas no uso da água. Em alguns bairros, moradores são até desencorajados publicamente a usar irrigadores e mangueiras.

ÁGUA SALOBRA

Diante da repercussão, os responsáveis pelo Zion Shores decidiram se pronunciar. A empresa Desert Lakes LLC garantiu que o consumo da piscina será bem menor do que outras atividades recreativas da região, como o golfe. Segundo eles, enquanto um campo de golfe consome entre 450 e 570 milhões de litros por ano, a nova piscina usará cerca de 113 milhões – menos de um quarto disso.

Mas o principal argumento está na origem da água: o projeto usará água salobra captada de poços privados no próprio terreno. Esse tipo de água não é potável e também não serve para irrigação, mas, após tratamento, pode ser usada com segurança para recreação. Segundo a empresa, o recurso nunca seria aproveitado de outra forma, e o projeto não irá tirar sequer uma gota do abastecimento público.

“Estamos utilizando uma fonte que, de outra forma, permaneceria intocada – sem afetar os recursos que os moradores realmente usam”, disse a Desert Lakes LLC em nota oficial.

PROJETO

Com abertura prevista para 2027, o Zion Shores promete ser o maior projeto da American Wave Machines, mesma empresa responsável pela piscina de ondas do Boa Vista Village, no Brasil.

O complexo contará com uma lagoa de surfe PerfectSwell de última geração e duas piscinas com ondas paradas para treinos e recreação.

Apesar das críticas, o projeto segue avançando e reforça uma tendência global: o crescimento das piscinas de ondas em locais improváveis – e muitas vezes, polêmicos.

GUILHERME DORINI / Folhapress

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.