Suspeito de importunação sexual é empurrado de BRT no Rio

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – Um homem foi preso em flagrante nesta terça-feira (15) sob suspeita de importunação sexual em um BRT no Rio de Janeiro. Passageiros que estavam no ônibus viram a ação, e um deles o empurrou para fora, segundo a polícia. O homem fraturou a perna e está internado sob custódia.

De acordo com a Seop (Secretaria Municipal de Ordem Pública), responsável pela prisão, o caso ocorreu após o BRT entrar no túnel da Grota Funda, sentido Alvorada, um dos terminais rodoviários da zona oeste. Um homem teria colocado o pênis para fora da calça e tentado encostá-lo em uma mulher.

A mulher gritou por socorro e um outro passageiro empurrou o suspeito para fora do BRT. Ele caiu na avenida das Américas, uma das mais movimentadas da zona oeste.

O suspeito da importunação sexual fraturou uma perna com a queda e foi levado por agentes do BRT Seguro ao hospital municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca.

Ele foi autuado em flagrante por suspeita de importunação sexual e está internado sob custódia da polícia. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o quadro de saúde dele é estável. O caso foi apresentado à 16ª DP (Barra da Tijuca) da Polícia Civil.

A polícia não informou se ele apresentou advogado.

“A princípio, o homem, que até então parecia ser uma vítima por ter caído do coletivo, foi identificado como o homem que cometeu assédio. Os agentes do BRT Seguro foram buscar a senhora para identificar o cidadão, confirmando que era a mesma pessoa”, afirmou a Seop, em nota.

O protocolo do BRT determina que agentes do BRT Seguro sejam avisados assim que a vítima ou alguém que testemunhou uma importunação comunica o crime aos operadores de estação.

Passageiros afirmam que são frequentes casos. A diarista Regina Rosa Silva diz que já presenciou ao menos três episódios.

“Os ônibus ficam cheios e as pessoas ficam apertadas. Em muitos casos, a vítima percebe que está sendo importunada mas não consegue sair do lugar nem afastar a pessoa, porque não tem nem espaço para reagir.”

Segundo a Seop, responsável pela Guarda Municipal, 38 prisões por importunação sexual foram feitas desde o início do programa BRT Seguro, em 2021.

YURI EIRAS / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS