RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

SUV elétrico chinês Geely EX5 chega ao Brasil em parceria com a Renault

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A chinesa Geely retorna ao Brasil com um modelo 100% elétrico. O SUV EX5 será lançado em julho, em uma operação desenvolvida em parceria com o grupo Renault.

A marca já esteve no Brasil com modelos a combustão: trazida no segundo semestre de 2014 pelo grupo Gandini, teve as importações interrompidas após poucos meses. Apesar disso, os representantes dizem que a imagem da empresa foi preservada.

“Pesquisas mostram que a Geely tem uma posição neutra no Brasil, não tem histórico nem positivo, nem negativo”, diz Luiz Fernando Pedrucci, CEO da Renault América Latina.

Dessa vez, a operação será bem diferente. O grupo francês, que é parceiro global da Geely, vai cuidar da logística e da rede concessionária.

“Uma das bases é o acesso ao ecossistema de distribuição e pós-venda”, afirma Pedrucci. “Haverá uma rede dedicada e alguns pontos de manutenção em conjunto, mas a jornada de clientes ocorrerá em espaços separados.”

Há possibilidade de produção nacional, a ser confirmada no complexo industrial da Renault, em São José dos Pinhais. Essa etapa, contudo, ainda depende de estudos e aprovações.

Por enquanto, a única certeza é a chegada do EX5. O SUV traz as generalidades dos modelos elétricos chineses, como os mostradores digitais distribuídos por telas grandes. A central multimídia tem 15,4 polegadas e é uma das maiores disponíveis no mercado.

Não se trata de um tão carro sofisticado como os modelos da Volvo ou da Zeekr, que também pertencem à Geely. Embora essas marcas já estejam presentes no Brasil, as operações seguem separadas, cada uma com estratégia própria e independente da Geely. Seus principais concorrentes serão modelos híbridos como o BYD Song Plus (a partir de R$ 239,8 mil).

As maçanetas do EX5 são embutidas na carroceria, saltando para fora quando as portas são destravadas. A parte mecânica traz baterias incorporadas à estrutura do carro, o que melhora o equilíbrio dinâmico do SUV e colabora com o aproveitamento de espaço.

De porte médio, o utilitário elétrico tem 4,62 m de comprimento, 2,75 m de distância entre os eixos, 1,90 m de largura e 1,67 m de altura. A autonomia é estimada em cerca de 500 km na versão equipada com bateria de 60,2 kWh, e motor tem 160 kW de potência, equivalente a 218 cv.

Na primeira fase de vendas, haverá 23 concessionárias distribuídas por 19 cidades. A meta da fabricante é chegar a 105 revendedores, e grande parte virá de grupos que representam a marca Renault.

O grupo Geely surgiu em 1986, mas só começou a produzir automóveis em 1997. Hoje, além da Volvo e da Zeekr, é também dona da Lotus. A atuação se estende por outras áreas, como produção de satélites e de aeronaves.

EDUARDO SODRÉ / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS