SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) vai ser recebido pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e deve pernoitar no Palácio dos Bandeirantes após alta hospitalar.
A informação foi confirmada pela assessoria do governo. Fabio Wajngarten, advogado e assessor do ex-presidente, também foi questionado, mas ainda não respondeu.
Bolsonaro já passou a noite no Palácio dos Bandeirantes ao menos duas vezes.
O ex-presidente está internado no Vila Nova Star, na zona sul da capital paulista, onde passou por cirurgias para corrigir refluxo e desvio de septo.
Segundo informações publicadas por Fabio Wajngarten no X (ex-Twitter), Bolsonaro foi para o centro cirúrgico por volta das 5h desta terça (12).
A correção de hérnia de hiato teve como objetivo, diz o assessor, tratar refluxo, soluços e tosses secas contínuas. A cirurgia no septo foi indicada para melhorar a condição respiratória do ex-presidente.
A assessoria do ex-presidente ainda não informou se uma cirurgia para corrigir alças intestinais, até então prevista, será feita durante a semana. Também não há previsão de alta.
Diferentemente das outras cirurgias, a de alças intestinais poderia estar ligada à facada que Bolsonaro sofreu em 2018 durante a campanha eleitoral. Ele foi ferido por Adélio Bispo de Oliveira na cidade mineira de Juiz de Fora.
Na tarde de segunda-feira (11), quando Bolsonaro foi internado, duas mulheres protestaram contra o político em frente ao hospital.
Elas seguravam cartazes nos quais defendiam a prisão do ex-presidente e criticavam sua atuação na pandemia de Covid, além de citar o caso das joias.
Houve um início de tumulto, quando um pedestre entrou em conflito com as mulheres, e dois carros da Polícia Militar foram deslocados para o local.
Na manhã desta terça, um homem gritou fora, Lula em frente ao Vila Nova Star.
ANA GABRIELA OLIVEIRA LIMA / Folhapress