SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciou na tarde desta segunda-feira (10) a criação do Provão Paulista, um novo modelo de seleção para ingresso nas universidades estaduais de São Paulo.
Conforme mostrou a Folha, o novo modelo, que terá o formato de vestibular seriado, foi proposto e desenvolvido pelos reitores da USP, Unicamp e Unesp.
O exame será aplicado a estudantes durante 1º, 2º e 3º anos do ensino médio em escolas públicas a partir deste ano. As notas obtidas nessas provas serão usadas para concorrer às vagas de graduação das universidades.
Segundo o governo estadual, cerca de 13 mil vagas já serão ofertadas neste ano -apenas cerca de 3.000 serão na USP, Unesp e Unicamp; o restante será disponibilizado pela Univesp (universidade virtual) e pelo Centro Paula Souza, de ensino técnico.
“Os jovens têm o sonho de entrar na universidade, porque esse é um passo importante para o ingresso no mercado de trabalho, para o sucesso profissional e autonomia financeira. Nós queremos tornar esse sonho possível”, disse o governador.
Com o vestibular seriado, os reitores esperam que os alunos da rede estadual se sintam mais motivados a ao menos tentar ingressar no ensino superior. Em 2022, menos de 18% dos concluintes de escolas públicas paulistas se inscreveram para fazer os vestibulares dessas universidades.
O governador prometeu que alunos com renda familiar de até 1,5 salário mínimo que conseguirem vaga nas universidades pelo Provão Paulista terão direito a uma bolsa de estudos durante a graduação. O valor não foi informado.
ISABELA PALHARES / Folhapress