SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) pregou neste domingo (29), ao lado do prefeito Ricardo Nunes (MDB), a prudência e chamou atenção para “falsos cristos”, “filhos das trevas” e “falsos profetas”, ao falar a centenas de fiéis na Igreja Mundial do Poder de Deus, na região central da capital paulista.
No palco, com o candidato à reeleição e o líder da igreja, apóstolo Valdemiro Santiago, Tarcísio disse que “estamos chegando a um momento decisivo, de pensar no futuro”, e tornou a ler uma passagem bíblica, segundo ele, sobre a prudência. O primeiro turno das eleições ocorre no próximo domingo (6).
“Quantas pessoas mentem, falam bobagem? E temos que lembrar: aquele que é infiel no pouco será infiel no muito”, defendeu o governador, que tem reforçado a campanha de Nunes e buscado reverter votos de bolsonaristas em Pablo Marçal (PRTB). “Temos que ser prudentes, porque os filhos das trevas são mais astutos que os filhos da luz. E como chega filho das trevas para enganar as pessoas”, afirmou.
“Tem gente que aparece prometendo as coisas mais mirabolantes do mundo e mostrando ser o que não são. A gente tem que tomar cuidado, porque surgirão falsos cristos e falsos profetas e farão tão grandes sinais e prodígios, que, se possível for, enganariam até os escolhidos”, continuou, com nova citação bíblica.
Após a pregação, questionado por jornalistas, Tarcísio não disse se o discurso era uma referência a Marçal, com quem Nunes disputa os votos de evangélicos. O mandatário afirmou que toda campanha tem falsos profetas, infelizmente.
Ele ainda negou ficar incomodado com o apelido “goiabinha”, atribuído a ele por Marçal, mas alertou para a falta de respeito do candidato. “Se a pessoa não respeita ninguém, se não consegue respeitar o mandatário do estado, com quem vai ter de ter relação, como imaginar harmonia lá na frente?”
Em entrevista coletiva, Tarcísio afirmou ter compromisso de levar a verdade à população e elogiou o debate de sábado (28) promovido pela Record. “Melhorou bem o nível, mas ainda muitas mentiras.”
O culto começou com música e pregação depois de quase uma hora de atraso, pelo que estava previsto na agenda do candidato. Valdemiro se desculpou. Disse que estava recebendo as autoridades, como determina a Bíblia.
No palco, em um dado momento, Nunes pareceu tão embalado pelo som que não viu quando uma mulher tentava o cumprimentar. Ele depois riu e pediu perdão. O candidato sentou ao lado de Tarcísio.
O pastor disse que “nós, sacerdotes, temos que orar pelas autoridades” e afirmou ter convocado o governador, que então atendeu ao chamado por ser um “homem de Deus, que gosta gente. Amém!”. Para frente, cuidando de gente é um dos slogans de Nunes na campanha eleitoral.
Valdemiro também agradeceu o candidato pela tarifa zero de ônibus aos domingos. “Eu amo muito esse prefeito”, brincando depois como fato de o candidato ser palmeirense e o nome da igreja ser mundial. O título do clube paulistano no futebol é motivo de piada de rivais. O apóstolo é são-paulino.
ARTHUR GUIMARÃES / Folhapress