RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Tarifa final será de menos de 10% para a Embraer, diz executivo da fabricante de aviões

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Para Antonio Carlos Garcia, diretor financeiro da Embraer, o impacto final das tarifas impostas pelo governo de Donald Trump será menos de 10% para a fabricante de aviões brasileira.

“Quando você faz o cálculo, você tem que abater o conteúdo americano, porque fazemos importação temporária, drawback [que impede retributação]. Estamos investigando qual será a alíquota efetiva [para a Embraer]. Não é uma conta simples”, disse o CFO em evento do Bradesco BBI, nesta terça-feira (8).

De acordo com Garcia, 60% das compras da fabricante vêm dos Estados Unidos.

O executivo também disse esperar as negociações entre os governos brasileiro e americano e entre os seus clientes americanos e o governo Trump.

“Por exemplo, a American Airlines, que fez uma baita compra, também sentar na mesa para falar”, afirmou Garcia.

MARFRIG PODE TER IMPACTO POSITIVO

Segundo Marcos Molina, fundador e presidente do conselho do grupo Marfrig, o impacto das tarifas dos EUA para o frigorífico deve ser neutro ou positivo.

“O Brasil praticamente só exporta bovino de antigo para os Estados Unidos, frango e suíno não. Então, o grande parceiro comercial do Brasil é a China, e lá pode abrir mais oportunidade”, disse Molina, no evento do Bradesco BBI.

Porém, segundo o executivo, pode haver pressão no custo produtivo, já que a China tarifou o grão americano, o que pode trazer uma pressão de compra dos grãos da América do Sul, aumentando a demanda pelo grão e, consequentemente, o preço da ração para os animais.

“É cedo para calcular os impactos porque, pode ser que com isso, o produtor americano seja afetado e o governo lhe dê subsídio. Mas, no geral, é de neutro para positivo. Esperava uma tarifa maior”, afirmou o empresário.

JÚLIA MOURA / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS