RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Telhado de igreja do século 17 desaba em Angra dos Reis (RJ)

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O telhado da igreja da Ordem Primeira do Carmo, no centro de Angra dos Reis (RJ), desabou na tarde desta segunda-feira (19). A igreja faz parte de um conjunto arquitetônico construído há mais de 400 anos e que é tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) desde 1944.

O desabamento foi comunicado pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição, que definiu a notícia como lastimável.

A igreja estava interditada há um mês pela Defesa Civil municipal devido à fragilidade da estrutura e não havia ninguém no local no momento do desabamento.

“Informamos que a paróquia, junto com o poder público, desde a primeira vistoria da Defesa Civil não mediu esforços para que tal situação não ocorresse e estavam progressivamente ocorrendo os devidos encaminhamentos”, diz nota divulgada pela igreja.

A construção é uma das mais antigas de Angra dos Reis. Começou em 1593 e foi concluída em 1617, segundo a prefeitura. O conjunto arquitetônico tem estilo colonial e dois pavimentos divididos em duas igrejas, coro, torre, sineira, corredor lateral, claustro, sala do capítulo, cozinha, sacristia, celas, biblioteca e cartório.

O Iphan havia autorizado o escoramento emergencial em andaimes metálicos sob o forro da nave da igreja, para estabilizar a estrutura do edifício enquanto era preparado o material técnico para reforma da construção.

O projeto de escoramento estava sendo desenvolvido pela Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas do município.

Uma equipe do Iphan fará uma vistoria na igreja nesta terça-feira (20) para avaliar a situação.

CRISTINA CAMARGO / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS