RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Temperatura em SP deve ficar próxima de 30° nesta terça (20) e tempo continua seco

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Os termômetros devem ficar próximos de 30°C na cidade de São Paulo mais uma vez nesta terça-feira (20). A expectativa é que a baixa umidade do ar continue por mais dois dias.

Previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) aponta que a tendência é que a máxima chegará a 29°C no meio da tarde desta terça no Mirante de Santana, na zona norte paulistana, onde é feita a medição oficial na cidade.

O chamado veranico, quando as temperaturas ficam de 3°C a 5°C acima da média esperada para o mês, é provocado por um bloqueio atmosférico imposto por uma grande massa de ar seco.

Mesmo sem previsão de chuva, o céu deve ficar com muitas nuvens nesta terça na região metropolitana de São Paulo.

A qualidade do ar tende a continuar baixa na capital paulista, em torno de 45%, aponta o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), da Prefeitura de São Paulo.

Segundo a Climatempo, a umidade relativa do ar chegou a apenas 35% às 15h desta segunda-feira (19), também no Mirante de Santana.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) estabelece que índices inferiores a 60% não são adequados para a saúde humana. Por isso, a indicação é que as pessoas reforcem a ingestão de água e evitem exposição ao sol, especialmente entre 10h e 16h.

Essa condição será mantida ao menos até esta quarta-feira (21), pois na quinta (22) está prevista a passagem de uma frente fria pelo litoral paulista, provocando queda gradual das temperaturas.

Na sexta (23), a máxima não deve passar de 23°C. Há possibilidade de chuva isolada.

“O nível de umidade deve aumentar muito a partir de quarta-feira com a passagem da frente fria pela costa paulista”, publicou a agência Climatempo na rede social X nesta segunda-feira.

CHUVA NA REGIÃO SUL

A passagem de duas frentes frias —a primeira delas chegou no domingo (18)—, fez o Inmet emitir alerta para chuvas volumosas no Rio Grande do Sul. Até esta terça-feira, em 24 horas devem ser registrados acumulados de até 100 mm em alguns municípios. Também há possibilidade de rajadas de vento de até 100 km/h.

A segunda frente fria deve ganhar força nesta terça-feira, aponta a Climatempo, mantendo instabilidade aos três estados da região Sul: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

“Além da chuva, as temperaturas também começam a cair, especialmente no Rio Grande do Sul, que já sente os primeiros efeitos do avanço de uma massa de ar frio associada à frente fria”, diz a Climatempo.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.