RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Temperatura máxima não vai passar dos 20°C em São Paulo nesta quinta (18)

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A frente fria que chegou ao litoral paulista na noite desta quarta-feira (17) muda totalmente o tempo na região metropolitana de São Paulo a partir desta quinta-feira (18).

Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo, a temperatura máxima não deve passar dos 20°C. Nesta quarta (17), a média máxima registrada nas estações meteorológicas do órgão foi de 28,3°C na capital.

O dia vai começar com céu encoberto e garoa ocasional. A partir do meio do dia, haverá poucas aberturas de sol e a noite chegará sem chuva, com termômetros em declínio e ventos que diminuem a sensação térmica. À noite, a máxima será de apenas 16°C, caindo para 13°C na madrugada de sexta-feira (19).

Durante a sexta, a temperatura máxima subirá um pouco, para 22°C. As instabilidades se afastam da região e o ar frio e seco de origem polar ganha força, o que vai garantir o tempo estável na Grande São Paulo. Com isso, o sol aparece e a temperatura fica amena, mas sem fazer calor.

A madrugada de sábado (20) ainda será bem fria, com apenas 14°C, mas o tempo aberto fará com que a temperatura máxima suba um pouco mais e atinja 26°C à tarde.

A tendência é que o recorde de menor temperatura da cidade no ano seja quebrado nesses dias. A marca atual foi registrada no dia 24 de janeiro, na estação do Mirante de Santana, na zona norte, com 15,8 °C.

“A previsão é temperatura mínima baixa nas madrugadas de sexta e sábado. A partir do domingo à tarde já sobe bastante a temperatura, faz calor também na segunda e na terça. Depois terá uma leve queda na quarta-feira (24), mas não tão significativa quanto a desta quinta”, comenta o meteorologista Thomaz Garcia, do CGE.

Garcia explica que essa queda de temperatura em São Paulo é comum nesta época do ano. No entanto, afirma, não é possível prever com muita antecedência a duração exata nem a intensidade do frio.

Dayse Moraes, meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), por sua vez, explica que não é a frente fria que diminui a temperatura, mas o que vem depois dela.

“A frente fria leva só a chuva por onde passa. A massa de ar seca e fria que vem na retaguarda é que faz a temperatura ter esse declínio”, diz Moraes.

E essa massa de ar deve se dissipar no domingo (21), quando a temperatura máxima já voltará a padrões vistos nesta semana, de 28°C. A madrugada ainda será fresca, com 15°C.

A partir de segunda-feira (22), a temperatura mínima também voltará a subir gradativamente, chegando a 17°C, com máxima de 29°C. Assim como nos dias anteriores, não deve chover.

CLAUDINEI QUEIROZ / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS