Tempestade derruba 32 árvores em condomínio de SP que ficou quatro dias sem luz

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Cerca de 1.200 famílias do condomínio Parque Brasil, na Vila Andrade, zona sul de São Paulo, ficaram sem luz por quatro dias, após tempestade que atingiu a capital paulista na sexta (11). A força dos ventos derrubou 32 árvores no local.

“Graças a Deus não caiu árvore em cima de ninguém”, diz a síndica, Maristela Pagotto. Ela estima que o condomínio vá gastar até R$ 150 mil só em limpeza. Ainda foram derrubados bancos e muros, e um poste foi partido ao meio.

Além da luz, o bombeamento de água -que necessita de energia- também parou, fazendo o condomínio contratar dois geradores. O atendimento da Enel só chegou ao endereço nesta terça-feira (15) e começou a religar a energia. Muitos moradores, porém, já não estavam mais lá.

Quatro idosos que dependem de aparelho para respirar tiveram que ser internados. Outro grupo não aguentou a situação, principalmente o fato de ter que tomar banho gelado, e foi para a casa de vizinhos e parentes.

Nesta manhã, enquanto a energia era religada, os presentes gritavam de suas janelas em comemoração.

Para alguns blocos, no entanto, foi informado que a religação será mais lenta. Angela Crispim, 62, foi uma das residentes que não tiveram a energia restabelecida. Por isso, foi ao apartamento de um vizinho carregar seu celular.

“Joguei a metade da geladeira fora. A outra está começando a feder agora”, relata Crispim.

A reportagem questionou a Enel sobre a demora no atendimento, mas não recebeu resposta. No quarto dia de apagão na região metropolitana de São Paulo, cerca de 214 mil imóveis continuam sem luz, segundo balanço divulgado pela concessionária por volta das 13h.

O serviço já foi normalizado para pouco mais de 1,8 milhão de clientes e as equipes em campo receberam reforços do Rio de Janeiro e do Ceará, além de técnicos de outras distribuidoras.

DIEGO ALEJANDRO / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS