Tensão e tumulto na Petrobras, robôs podem ser nova aposta da Apple e o que importa no mercado

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Tensão e tumulto na Petrobras, que pode mudar de chefe, robôs podem ser nova aposta da Apple depois de fracasso com carros e outros destaques do mercado nesta sexta-feira (5).

**CHEFE NOVO NA PETROBRAS?**

O presidente Lula (PT) avalia mudar o comando da Petrobras, segundo apuração dos repórteres Catia Seabra, Fábio Pupo e Adriana Fernandes, de Brasília. A troca seria Aloizio Mercadante, presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), no lugar de Jean Paul Prates.

O QUE ACONTECE

O atual presidente acumula desgastes no cargo. O maior deles foi a polêmica, em março, após a decisão da estatal de reter os dividendos extraordinários, no valor de R$ 43,9 bilhões.

Prates divulgou que a medida tomada pelo Conselho de Administração teve apoio do governo federal;

O presidente da estatal defendia a distribuição de 50% dos dividendos extraordinários e saiu derrotado;

A decisão fez as ações da Petrobras despencarem e jogou a crise para Lula.

À Folha de S.Paulo, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, admitiu que há divergências sobre o assunto no governo. “Os papéis (dele e de Prates) são diferentes. Por isso há um conflito”, afirmou. O caso expôs a divisão no governo sobre os dividendos da estatal.

Silveira e o chefe da Casa Civil, Rui Costa, defendiam a retenção.

Prates e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, queriam a distribuição aos acionistas.

CONTA DE HADDAD

Os dividendos extraordinários podem garantir 8% do que o ministro da Fazenda tenta levantar para cumprir a meta de déficit zero em 2024. Como maior acionista da Petrobras, a União receberia R$ 12 bilhões.

Na quinta, Costa (Casa Civil) e Silveira já teriam concordado com a distribuição.

Prates pediu audiência com Lula para conversar sobre o bombardeio disparado contra ele.

SALDO NEGATIVO

O noticiário sobre as disputas no governo fizeram as ações da estatal caírem após vaivém no mercado.

**ROBÔS DA APPLE?**

Após fracassar no projeto de lançar um carro, a Apple agora quer fazer robôs domésticos. É o que informou a Bloomberg. Até agora não há maiores detalhes sobre o que o produto “irmão do iPhone” apresentaria de novidade.

ENTENDA

Isso pode ser mais uma tentativa da empresa californiana de buscar novas fontes de receita. A Apple tem projeções de que as vendas de iPhone devem desaquecer nos próximos anos. Isso a fez investir no Apple Watch e no Vision Pro, óculos de realidade aumentada.

SIM, MAS…

A nova ideia parece uma resposta ao fracasso no plano de entrar no mercado de automóveis. A empresa abandonou o desenvolvimento do seu veículo elétrico em fevereiro após dez anos de investimento.

A meta era criar um veículo elétrico totalmente autônomo com interior de limusine e navegação por voz;

Batizado oficialmente de Titan, o projeto ganhou dos funcionários o apelido de Titanic, segundo o New York Times.

Pelo menos 2 mil pessoas trabalhavam no plano, que consumiu bilhões de dólares da gigante de tecnologia.

LEMBRA?

A caça por novos produtos não é a única missão da Apple no ano. Em março, ela foi processada pelos EUA por supostamente usar seu poder no setor de smartphones para sufocar a concorrência de rivais e limitar a escolha do consumidor.

**PARA ASISSTIR**

“David Contra os Bancos” – na Netflix

A comédia britânica baseada em fatos reais conta a história de Dave Fishwick, um vendedor de carros que enfrentou a elite financeira da Inglaterra com um objetivo: abrir um banco para emprestar dinheiro aos moradores de sua cidade, Burnley.

O filme começa apresentando o cenário pós-crise financeira de 2008, que secou a fonte de crédito para os consumidores. Os moradores de Burnley passaram a recorrer a Dave, que os emprestava dinheiro.

Mas para de fato operar como um banco, o empresário precisaria de uma licença, e, para isso, enfrentar os banqueiros do país.

O Burnley Savings and Loans (BSAL) existe até hoje, com financiamento para compra de veículos e para hipotecas, além de outros serviços como cartão de crédito.

Seu maior diferencial em relação aos pares está no destino do bônus: os bancões os repartem entre os funcionários e os executivos, enquanto o banco fundado por Dave envia para instituições de caridade de Burnley.

**O QUE MAIS VOCÊ PRECISA SABER**

ARGENTINA

FMI diz que Argentina tem ‘progresso impressionante’ com governo Milei. Porta-voz do FMI elogiou medidas do governo argentino e citou queda da inflação melhor que o esperado.

CIBERSEGURANÇA

Brasil lidera em vazamento de dados na internet. Mais de 2 bilhões de cookies foram vazados com informações de usuários; Google foi o maior alvo.

MERCADO

Quanto ganha um presidente na América Latina? Uruguaio Lacalle Pou é o presidente com melhor salário em termos absolutos; Lula está em 8º lugar.

INDÚSTRIA

Após terremoto, fabricante de chips de Taiwan diz que fará de tudo para retomar produção. TSMC afirma que mais de 70% dos seus equipamentos estão prontos para retomar operação; analistas falam em impactos globais.

ARTUR BÚRIGO / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS