SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O terceiro avião da FAB com brasileiros repatriados do Líbano pousou na manhã de hoje na Base Aérea de São Paulo.
Ao todo, 218 pessoas e cinco animais foram trazidos nesta viagem. O voo deixou o Líbano às 13h15 (horário de Brasília) dessa quarta-feira (9) e fez uma escala em Lisboa antes de seguir para o Brasil, onde pousou às 8h20.
Idosos e pessoas com mobilidade reduzida estão entre os resgatados. Segundo o Itamaraty, 11 crianças de colo também estão entre os 218 passageiros.
Aeronave K-30 partiu para o Líbano com doações. Medicamentos, seringas e envelopes de reidratação estão entre os insumos entregues ao país. Eles foram arrecadados por iniciativa do Consulado-Geral do Líbano no Rio de Janeiro.
Com este voo, o número de repatriados desde o domingo (6) sobe para 674. A operação Raízes de Cedro deve continuar em curso, mas o Governo Federal pede que, aqueles que tiverem condições, deixem o Líbano por meios próprios.
Estimativa é de que 20 mil brasileiros vivam no Líbano. Pelo menos 3 mil deles buscaram ajuda do Itamaraty para deixarem o país do Oriente Médio. O número supera a quantidade de pessoas que buscou repatriação em 2006, quando outro confronto entre Israel e Hezbollah causou destruição na região.
Dois brasileiros morreram no Líbano desde o início da guerra com Israel. Ali Kamal Abdallah, 15, nascido em Foz do Iguaçu (PR), e Mirna Raef Nasser, 16, de Balneário Camboriu (SC). A mãe de Mirna foi uma das 674 pessoas repatriadas na operação Raízes de Cedro.
Redação / Folhapress