RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Teresina tem mais pessoas em casas próprias, e Florianópolis lidera em aluguéis

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Teresina é a cidade com maior quantidade de moradores em casas próprias entre as capitais do país. Dados do Censo 2022, divulgados nesta quinta-feira (12) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mostram que 80% dos entrevistados na capital do Piauí moram em um domicílio que é uma casa própria.

A segunda cidade com maior proporção é Macapá, no Amapá, com 78,5% dos moradores, seguida de Belém (PA), com 76%. A cidade com o menor índice é Goiânia, em Goiás, com 61% dos habitantes em casas já pagas, em pagamento ou herdadas.

Já para condição de aluguel, Florianópolis tem a maior proporção de moradores, com quase 34% dos moradores em casas alugadas. Goiânia fica em segundo, com 32% dos moradores pagando aluguel, seguida de Palmas, em Tocantins, com 30%. O menor número de aluguéis no Brasil é de Macapá, com cerca de 14% da população.

O IBGE considerou nessa pesquisa somente domicílios que são permanentes e ocupados. Casas de veraneio, moradias coletivas ou improvisadas não foram consideradas no levantamento.

O cenário muda de acordo com a raça dos moradores nas capitais. Florianópolis é a cidade com maior diferença na proporção de brancos e negros (pretos e pardos): 66% do total de brancos residem em casa própria, enquanto entre negros o índice é de 48%, 18 pontos percentuais de diferença. Em lares alugados, negros têm a maior proporção de moradores, de 47%, ante 29% de brancos.

Boa Vista mostra outro cenário: a proporção de negros que residem em casa própria é superior à de brancos, são 63% contra 60%, diferença de 3,2%. No aluguel, há mais brancos do que negros, com 33% do total de brancos e 28% do total de negros.

A capital com a menor diferença racial é São Luís, no Maranhão: 77% do total de brancos comparado com 76% do total de negros vivem em casa própria. Também é a cidade mais equilibrada em relação a aluguéis, com cerca de 18% de brancos e de negros.

Já ao considerar pretos e pardos, o maior índice em habitações próprias é visto em Teresina, com 82% e 81%, respectivamente.

Em relação a aluguel, Florianópolis é a cidade com a maior taxa de pretos e pardos nesse tipo de habitação, com proporção de 47% e 43%, respectivamente. Também é a cidade com a menor taxa de pretos e pardos com casas próprias, 49% e 52%.

Os dados divulgados do Censo consideram uma amostra da população, ou seja, um número menor do que o total. Foi aplicado um questionário com a maior quantidade de perguntas do que o convencional. Por ser uma amostra, o instituto realiza um cálculo para representar melhor a população do município.

VITOR ANTONIO E NICHOLAS PRETTO / Folhapress

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.