SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A cantora de pop Taylor Swift encerrou a Eras Tour em seu 149° show, no domingo (8), em Vancouver, no Canadá. A turnê faturou cerca de US$ 2 bilhões (cerca de R$ 12 bilhões, na cotação atual) em ingressos nos últimos 21 meses, afirma o jornal The New York Times.
A cultura pop, coberturas midiáticas e inclusive a economia foram impactadas pelas apresentações, que duravam cerca de três horas, com uma setlist com músicas de todas as fases de Swift.
O faturamento foi duas vezes maior do que qualquer outra turnê da história. O segundo lugar ocupado pela Music of the Spheres, da banda Coldplay vendeu cerca de US$ 1 bilhão (R$ 6 bilhões) em suas 156 datas de apresentação.
A empresa que gerenciou a Eras confirmou que mais de 10 milhões de pessoas assistiram aos shows da cantora. Ou seja, cada assento foi vendido por uma média de US$ 204 (R$ 1.233). Todas as datas da foram esgotadas, e o preço de revenda chegou a cerca de US$ 2.952 (R$ 17.839) nos shows de Vancouver, afirmou a empresa Victory Live.
Mas os números de faturamento ainda estão incompletos: não incluem outros negócios muito lucrativos envolvidos, como a venda de merchandising, o filme “Taylor Swift: The Eras Tour” lançado em outubro de 2023, vendeu cerca de U$ 93 milhões (R$ 562 milhões) em ingressos durante seu final de semana de estreia e o “The Eras Tour Book”, com fotos exclusivas, que custa cerca de R$ 226.
No domingo, em seu último show, Swift lacrimejou ao se despedir dos fãs. “Minha banda, minha equipe, todos os meus colegas artistas,” ela disse, “nós colocamos tanto de nossas vidas nisso, e vocês colocaram tanto de suas vidas para estarem conosco esta noite e para nos darem esse momento que nunca esqueceremos.”
Redação / Folhapress