RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Time de James Rodríguez que estava no grupo do Flamengo é excluído do Mundial

RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) – O León —clube mexicano de James Rodríguez— foi excluído pela Corte Arbitral do Esporte (CAS) do Grupo D do Super Mundial de Clubes da Fifa, que conta com Flamengo, Chelsea e Espérance, da Tunísia.

QUAL FOI O MOTIVO?

O motivo da exclusão foi que o León pertence ao mesmo dono do Pachuca, outro clube mexicano que está no torneio, algo que viola o regulamento da Fifa que diz: “nenhuma pessoa física ou jurídica pode controlar ou exercer influência sobre mais de um clube participante”.

Uma audiência ocorreu nesta segunda-feira (5) na Suíça para que o Léon apresentasse suas justificativas. Os mexicanos tentavam alegar que cumpriram todas os pré-requisitos de elegibilidade e que não pertencem à mesma entidade jurídica, algo que não conseguiu ser comprovado.

Um brasileiro participou da audiência como árbitro. Daniel Cravo Souza esteve ao lado do italiano Massimo Coccia. O presidente foi o paraguaio Roberto Moreno.

“O Léon tinha a prerrogativa de poder recorrer ao tribunal para tentar reverter a exclusão. Era entendido que qualquer litígio em relação ao caso seria apresentado pelo clube nesta disputa no CAS, que é o órgão competente com base nos estatutos da FIFA. A equipe estaria contestando o próprio regulamento da competição e os regulamentos da FIFA. Então, teria de comprovar que não tem essa vinculação com o Pachuca e que não há um conflito de interesse. O histórico de jurisprudências do CAS mostra um entendimento que a própria FIFA tem a sua competência para definir os seus regulamentos, e que não cabe ao CAS contestar ou revogar essa disposição, desde que seja justa e proporcional”, afirma Raphael Paçó Barbieri, advogado especializado em direito desportivo e sócio da CCLA Advogados.

E COMO FICA AGORA?

A Fifa decidiu que fará um playoff entre o América do México e o Los Angeles FC, dos Estados Unidos. O enfrentamento foi definido em função do time mexicano ser o melhor ranqueado e os americanos terem sido os vice-campeões da Concacaf.

O Alajuelense, da Costa Rica, chegou a pleitear a vaga. A Fifa, porém, rejeitou sua candidatura.

O Super Mundial de Clubes será disputado entre os dias 15 de junho a 13 de julho. Os Estados Unidos sediarão o torneio inédito que conta com mais três clubes brasileiros além do Flamengo: Botafogo, Fluminense e Palmeiras.

LEÓN SE MANIFESTA: ‘OS RIVAIS FORAM MUITO INFLUENTES’

O León emitiu uma nota oficial muito dura e fez acusações. O clube mexicano alegou que “os rivais foram muito influentes” e que “os interesses eram altos”. Veja a íntegra:

“CLUB LEÓN

Terça-feira, 6 de Maio de 2025

A sentença foi muito dura, os rivais foram muito influentes, a pressão foi intensa e os interesses eram altos. Como Instituição, assumimos o custo e as consequências de um processo como este, mas quem mais sofreu durante este caminho foi o nosso povo: torcedores e jogadores mereciam mais respeito por parte de um organismo dedicado a promover o esporte. Porém, desde o início, nenhum princípio esportivo existiu neste caso.

Para o Club León, participar do Mundial de Clubes nunca foi uma questão de poder ou dinheiro. Lutamos até o final para estar lá porque, como organização esportiva, buscamos a glória que só pode ser conquistada, defendida e merecida em campo.

O dinheiro vai e vem, o tempo se recupera, o jogador segue lutando e o torcedor nunca abandona. Mas a honra, essa não se toca: durante as últimas semanas, fomos criticados, estigmatizados e difamados. Este é o maior dano causado a um time que sempre competiu com humildade e integridade.

A história do Club León é muito simples: jogar com coragem, vencer com justiça e competir com lealdade. A única coisa que nos resta é vencer novamente para recuperar, em campo, o lugar que nos arrebataram. Não tenham dúvida: enquanto ninguém voltar a impedir, faremos isso.

Sabemos que um time deve nos substituir no Mundial de Clubes. Desejamos que os valores esportivos que, neste caso, não os levaram até lá, sejam honrados e respeitados, não possam ser vendidos por alguém nem comprados por ninguém.

Aqui seguiremos.

Club León”

BRUNO BRAZ / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS