RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Time não inclui brasileiros em lista de cem mais influentes pela 1ª vez desde 2019

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Pela primeira vez desde 2019, nenhum brasileiro aparece na tradicional lista das cem pessoas mais influentes do mundo, publicada anualmente pela revista Time. A edição de 2025, divulgada nesta quarta-feira (16), destaca personalidades da política, ciência, artes e esportes, mas não contempla representantes do Brasil em nenhuma das categorias.

Nos últimos anos, a lista incluiu figuras brasileiras como o ex-presidente Jair Bolsonaro (2019), o cacique Raoni Metuktire (2020), a empresária Luiza Trajano (2021), a cantora Anitta (2022), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o jogador Vinícius Júnior (2023) e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (esta em 2008, 2023 e 2024).

A seleção da Time é dividida em cinco categorias: Líderes, Titãs, Artistas, Inovadores e Ícones. Entre os nomes citados neste ano estão o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump; a cantora Taylor Swift; o empresário Elon Musk; a atriz Emma Stone; e o jogador de futebol Jude Bellingham.

Apesar da ausência brasileira, outros latino-americanos estão presentes na relação. Na categoria Líderes, Javier Milei é descrito pelo analista Ian Bremmer, autor do texto de apresentação do presidente argentino e colunista da Folha, como um “ícone global da direita” e destacado por suas propostas econômicas radicais e postura antissistema.

Já Claudia Sheinbaum, perfilada pelo jornalista mexicano-americano Jorge Ramos, destaca-se por ser a primeira mulher a governar o México e pelo relativo sucesso em lidar com Trump. “A abordagem dela sobre as negociações de migração na fronteira parece ter recebido respeito, ainda que a contragosto, de seu colega americano.”

Está na lista também a líder opositora venezuelana María Corina Machado, cujo texto é assinado por Marco Rubio, secretário de Estado dos EUA. Nele, Rubio a define como “personificação da resiliência, tenacidade e patriotismo”.

A lista é elaborada com base em indicações da equipe editorial da revista e contribuições de figuras já homenageadas em anos anteriores. Embora não siga critérios objetivos de seleção, a publicação costuma refletir movimentos relevantes na política global, cultura pop e avanços tecnológicos.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.