RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – Um homem morreu e dois ficaram feridos durante um confronto entre policiais civis e traficantes do Comando Vermelho, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, nesta sexta-feira (27). Segundo a Polícia Civil, todos eram suspeitos de integrarem a facção criminosa, que atua na comunidade da Linha, no município.
Um adolescente também foi apreendido na ação. Os feridos foram levados sob custódia para unidades de saúde da região, e têm estado de saúde estável.
Com os suspeitos, os policiais apreenderam três armas de fogo, sendo um fuzil AK-47, adaptado para munição calibre 12, que permite uma maior potência do tiro em curta distâncias. Drogas e rádios transmissores também foram apreendidos.
Segundo o delegado Túlio Antônio Pelosi, a ação ocorreu após informações do setor de inteligência da 64ª DP (São João de Meriti), que identificou que traficantes do Comando Vermelho estariam perto das comunidades da Caixa D’água, Buraco Quente e Bacia do Éden, “onde se preparavam para cometer crimes na região”.
“Foram traficantes da mesma facção criminosa que atua na comunidade da Linha, mas estavam nas comunidades adjacentes, onde ocorreu a diligência iniciada nesta sexta-feira, por volta das 17h30”, disse o delegado.
O confronto aconteceu na esquina das ruas Iara e Clara Nunes. De acordo com a polícia, os agentes foram recebidos a tiros pelos criminosos e revidaram. Kauan Fernando Martins da Silva foi baleado e morreu no local. O caso foi registrado na Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense.
Já Caio Daniel da Silva Graciano, o Sonequinha, e Luiz Alberto de Almeida Sampaio Neto ficaram feridos e foram levados para os hospitais Adão Pereira Nunes e Geral de Nova Iguaçu (hospital da Posse).
O adolescente que, segundo a polícia, estava com os criminosos no momento do confronto, se rendeu e foi encaminhado à delegacia.
ALÉXIA SOUSA / Folhapress