SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Sonhar com uma vaga na Libertadores de 2025 após todo o drama na luta contra o rebaixamento tem se tornado algo cada vez mais possível no Corinthians. O título do Flamengo na Copa do Brasil pode ter ajudado mais ainda.
UM SONHO POSSÍVEL
As eliminações para Flamengo e Racing pareciam ter custado ao Corinthians o fim do sonho de uma vaga na Libertadores de 2025. Isso porque, a conquista da Copa do Brasil ou da Sul-Americana daria um lugar ao Timão na competição continental.
O Corinthians vem em decolagem no Brasileirão, fugiu da briga pelo Z4 e assumiu o 10° lugar do campeonato. Sonhar com o G6 é impossível, uma vez que a distância para o São Paulo, atual sexto colocado, é de 16 pontos (57 a 41), com apenas mais 15 em disputa. Mas há outras possibilidades.
O título do algoz Flamengo na Copa do Brasil aumentou as probabilidades do Corinthians. O time carioca está dentro do G6 do Brasileirão atualmente, o que amplia o grupo para um G7 já que o Fla tem sua vaga garantida por outra competição.
As chances do Corinthians ir para a Libertadores foram de 0% a 6,1%, segundo o Departamento de Matemática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). O número ainda pode aumentar. Isso, no entanto dependerá do desempenho do próprio clube paulista e de outros fatores.
O G6 pode virar G7, G8 ou G9 ao final do Brasileirão. Para isso, o campeão da Libertadores (Atlético-MG ou Botafogo), o Cruzeiro (se for campeão da Sul-Americana) e o Flamengo precisarão terminar o Brasileiro no grupo de classificados à competição continental.
O Corinthians pode escalar ainda mais a tabela se fizer, pelo menos, o dever de casa. O time paulista terá confrontos diretos contra Cruzeiro, Vasco e Bahia, todos na Neo Química Arena. Os outros jogos restantes serão contra Grêmio e Criciúma, ambos fora.
*
COMO ESTÁ A TABELA DO BRASILEIRO?
1 – Botafogo – 68 pontos
2 – Palmeiras – 64 pontos
3 – Fortaleza – 63 pontos
4 – Internacional – 59 pontos
5 – Flamengo – 58 pontos
6 – São Paulo – 57 pontos
7 – Cruzeiro – 47 pontos
8 – Bahia – 46 pontos
9 – Vasco – 43 pontos
10 – Corinthians – 41 pontos
RENAN LISKAI / Folhapress