RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Transnordestina pagará indenização para devolver ferrovias abandonadas

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A FTL (Ferrovia Transnordestina Logística) está negociando com o governo federal a devolução de 3.001 km de ferrovias não usados. O processo, que envolve uma indenização bilionária, foi confirmado pelo presidente da empresa, Tufi Daher Filho, ao jornal Diário do Nordeste.

Segundo Daher, a empresa pagará indenização pela devolução das ferrovias. O valor da indenização será destinado à recuperação e melhoria das partes da malha ferroviária que continuarão em operação.

FTL administra 4.238 km de trilhos no Nordeste, mas 1.237 km estão em operação. O restante está sem uso comercial e será devolvido.

Valor da indenização não será entregue diretamente ao governo. A ideia é aplicar o dinheiro na modernização da malha ferroviária que a empresa ainda usa, conectando o Porto de Mucuripe (CE) ao Porto de Itaqui (MA). O processo deve ser concluído até junho de 2025, após análise pelo TCU (Tribunal de Contas da União).

FTL assumiu a malha ferroviária em 1997, após a privatização da antiga Rede Ferroviária Federal. O contrato concedeu mais de 4 mil km de trilhos, mas boa parte não é usada diretamente pela empresa. Um exemplo é a linha Tronco Natal, no Rio Grande do Norte, utilizada pelo sistema de trens urbanos da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

Apesar das devoluções, a expectativa é que a FTL mantenha suas operações principais e renove a concessão.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS