RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Trump abre investigação sobre dependência dos EUA de importação de minerais críticos

WASHINGTON, EUA (FOLHAPRESS) – O presidente Donald Trump assinou um decreto nesta terça-feira (15) determinando uma investigação sobre a dependência dos Estados Unidos de importações de minerais críticos elementos de terra raros.

A medida ocorre depois de a China ter suspendido as exportações de uma ampla gama de minerais e ímãs críticos em mais um movimento do embate comercial travado entre os países.

A decisão dos chineses representa risco às Forças Armadas americanas, já que as substâncias são essenciais para aviões, jatos, entre outros.

No decreto assinado nesta terça, o presidente afirma que os EUA são dependentes de “fontes estrangeiras” para obter esses elementos, fundamentais para infraestrutura militar, infraestrutura energética e sistemas e tecnologias de defesa avançadas.

“Caso os Estados Unidos percam o acesso a minerais críticos processados de fontes estrangeiras, a base de manufatura comercial e de defesa dos Estados Unidos para produtos derivados pode enfrentar escassez significativa e uma incapacidade de atender à demanda.”

Segundo ele, há diversos riscos associados a essa dependência, em razão de “tensões geopolíticas, guerras, desastres e conflitos comerciais”.

Finalmente, a dependência excessiva de um pequeno número de regiões geográficas amplifica os riscos impostos pela instabilidade geopolítica e interrupções regionais.

O presidente determina que o secretário de Comércio, Howard Lutnick, identifique todas as importações de minerais críticos processados e derivados que são incorporados a eles. Quer um relatório quais são as fontes estrangeiras às quais os EUA recorrem, descrevendo o volume e percentual das importações e os tipos de riscos associados a cada país.

Solicita também “uma análise dos efeitos distorcidos das estratégias e práticas econômicas predatórias, de precificação e manipulação de mercado” usadas pelas nações que processam os minerais críticos.

Manda ainda que se faça uma revisão e avaliação de risco das cadeiras de suprimentos globais e análise das capacidades “atuais e potenciais dos Estados Unidos para processar minerais críticos e seus produtos derivados”.

Howard Lutnick deverá apresentar em 90 dias um rascunho com os dados e com sugestões para os EUA mitigarem riscos à segurança nacional e políticas para incentivar a produção.

Trump determina que Lutnick leve em conta “a imposição de tarifas, bem como outras restrições de importação e seus níveis apropriados”.

JULIA CHAIB / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS