WASHINGTON, EUA (FOLHAPRESS) – O presidente eleito Donald Trump escolheu o bilionário Howard Lutnick para ser secretário do Comércio do seu governo.
Lutnick é um co-coordenador da equipe de transição de Trump. Presidente da corretora e banco de investimentos Cantor Fitzgerald, o empresário era cotado para ser o secretário do Tesouro da administração do republicano.
“Ele liderará nossa agenda de Tarifas e Comércio, com responsabilidade adicional pelo Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos. Em seu papel como co-presidente da Equipe de Transição Trump-Vance, Howard criou o processo e o sistema mais sofisticado para nos ajudar a construir a melhor administração que os Estados Unidos já viram”, escreveu Trump ao anunciar o nome.
O escolhido por Trump compartilha com o republicano o entusiasmo por criptomoedas. Lutnick é amigo antigo do republicano e já apareceu no reality show “O Aprendiz” e foi um dos principais doadores da campanha do republicano.
Em entrevistas, o bilionário indicou ser a favor da imposição de altas tarifas para produtos importados. À CNBC em setembro, ele disse ser importante “proteger o trabalhador americano”.
O presidente eleito propôs, durante a campanha, tarifar em 60% os produtos da China e em 20% o restante dos produtos importados. O Departamento de Comércio tem orçamento de US$ 11 bilhões.
Redação / Folhapress