RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Trump sugeriu que Argentina tomasse Chile para ter dois oceanos, diz Macri

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O ex-presidente da Argentina Mauricio Macri disse que o líder dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu a ele que conquistasse o Chile para ter acesso ao oceano Pacífico.

Macri contou que Trump deu a ideia a ele em 2018, durante a cúpula do G20 em Buenos Aires. “No gabinete presidencial, eu tinha um mapa da Argentina, porque é um país tão grande”, lembrou ele durante um evento nesta semana na Espanha. “Trump começou a olhar o mapa, quando, de repente, vê uma faixa ao lado esquerdo e diz: ‘E isso, o que é?’. Eu digo, ‘É o Chile’. ‘Você deveria conquistar o Chile, assim teria os dois oceanos’ [Trump respondeu].”

“Todo mundo riu. E eu disse ‘conhecendo ele, falou meio sério, meio brincando’. Mas depois, quando passaram os anos e se ouviu falar do Canadá, Groenlândia… Me pareceu familiar esse tipo de coisa”, disse Mauricio Macri, ex-presidente da Argentina (2015-2019).

Macri se referiu ao desejo expansionista de Trump neste mandato. Desde que reassumiu a presidência, o norte-americano já disse que quer tomar o Canadá, a Groenlândia, o Canal do Panamá e a Faixa de Gaza.

A ideia de Trump é fortemente rejeitada pelos habitantes dos territórios cobiçados. Na Groenlândia, território dinamarquês, os moradores têm usado bonés com os dizeres “Make America Go Away” (“Faça a América Cair Fora”), uma paródia ao slogan trumpista (“Make America Great Again”, ou “Faça a América Grande Novamente”) para mostrar insatisfação com a investida americana sobre a ilha.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.