RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Túmulo de Eunice Paiva, retratada em ‘Ainda Estou Aqui’, será ponto de visita guiada em SP

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Os cemitérios São Paulo e Araçá, na capital paulista, receberão visitas guiadas no final de janeiro. O projeto tem o objetivo de contar uma parte da história da cidade celebrar o legado de importantes personalidades. Os passeios, gratuitos, ocorrem uma vez por mês.

Nesta edição, um dos destaques é a visita dedicada à memória de Eunice Paiva, retratada no filme “Ainda Estou Aqui”. Ela era casada com o deputado Rubens Paiva, desaparecido depois de ter sido preso durante a ditadura militar, no Rio de Janeiro, em 1971.

No cinema, Eunice foi interpretada por Fernanda Torres, que por esse papel se tornou a primeira brasileira a ganhar o Globo de Ouro de melhor atriz.

Eunice morreu em dezembro 2018, aos 89 anos, e foi sepultada no cemitério do Araçá. O local foi visitado pela atriz, que em novembro prestou uma homenagem à advogada nas redes sociais.

“Há um ano, se encerravam as filmagens de ‘Ainda Estou Aqui’ e fui sozinha agradecer a essa grande brasileira, pela honra de tê-la encarnado no cinema. Obrigada, Eunice”, escreveu.

“A vida de Eunice Paiva mostra a importância da memória. Visitando a sua história, entendemos muitas coisas sobre a formação do nosso país, passagens importantes, especialmente sobre regimes ditatoriais”, pontua Thiago de Souza, pesquisador e idealizador do projeto.

O Araçá, que fica na região do Pacaembu, zona oeste da capital paulista. O local conta com obras dos artistas Victor Brecheret, Eugênio Prati e Gildo Zampol.

Atrizes como Cacilda Becker e Nair Bello e o empresário da comunicação Assis Chateaubriant. por exemplo, são outras personalidades sepultadas no local.

Já no cemitério São Paulo, que fica em Pinheiros, também zona oeste, o projeto irá enfatizar a importância das obras de arte de Galileu Emendabili, que existem no local.

O ator e cineasta José Mojica Marins, o Zé do Caixão, o dramaturgo Antônio Abujamra e o jogador de futebol Arthur Friedenreich são algumas das celebridades que estão sepultadas na unidade.

SERVIÇO

– “Araçá e Suas Vozes”, domingo (26), às 10h, no Cemitério Araçá, avenida Doutor Arnaldo, 666 – Pacaembu

– “Necrópole São Paulo e Suas Vozes”, sábado (25), às 18h, no Cemitério São Paulo, rua Cardeal Arcoverde, 1.250 – Pinheiros

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.