RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – Um turista argentino foi baleado ao entrar por engano em uma comunidade próxima ao Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, na tarde desta quinta-feira (12).
A vítima foi identificada como Gastón Fernando Burlón, que ocupou a secretaria de turismo de Bariloche de 2017 até dezembro de 2023, e atualmente é presidente da Câmara Argentina de Turismo Estudantil.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio), o estado de saúde dele é gravíssimo.
Burlón é empresário do setor de turismo na região de Bariloche, e já foi presidente da associação de agências de turismo da cidade. Ele está no Rio com os filhos e a esposa Nadia Loza, secretária de turismo da província argentina de Salta.
Segundo policiais que atenderam a ocorrência, Burlón dirigia pelo bairro do Rio Comprido, região central do Rio, quando entrou por engano na rua Cândido de Oliveira, na comunidade do Escondidinho.
A parte alta do bairro do Rio Comprido é usada por alguns motoristas como atalho para chegar ao Cristo Redentor e ao Parque Nacional da Tijuca.
Segundo testemunhas ouvidas pelos PMs, o GPS teria dado um trajeto que passava por dentro de comunidades.
Ele foi atingido por pelo menos um tiro no tronco e socorrido por militares do Corpo de Bombeiros ao hospital municipal Souza Aguiar, no centro.
A PM disse que o policiamento foi reforçado na região.
Na terça (10), a capitão de mar e guerra Gisele Mendes de Souza e Mello morreu após ser atingida por um tiro na cabeça dentro do Hospital Naval Marcílio Dias, no Lins, zona norte do Rio de Janeiro. Ela participava de um evento dentro da unidade de saúde.
Gisele era médica especialista em geriatria, e atuou como diretora do Hospital Naval de Brasília.
YURI EIRAS / Folhapress