SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O turista britânico Philip Donald Eric Gray, 38, que foi baleado durante assalto na praia do Cumbuco, em Caucaia (CE), pode ficar paraplégico.
Philip pode perder os movimentos das pernas porque a bala atingiu sua coluna. Em entrevista ao portal britânico Daily Mail, ele disse que foi avisado pela equipe médica sobre a possibilidade de ficar paraplégico.
“Agora não consigo sentir minhas pernas. Ainda estou aguardando uma operação. Não tenho certeza do que vai acontecer”, contou.
Britânico foi baleado no momento em que ele e a noiva, a brasileira Ruth Mary, 46, que morreu no assalto, deixavam a pousada em que estavam hospedados. “O [assaltante] disparou e errou. Ele disparou uma segunda vez e errou novamente. Em seguida, ele mirou na Mary e eu fiquei na frente dela. A agarrei e passei meus braços em volta dela para protegê-la. Sei que me coloquei em risco, mas queria proteger a pessoa que eu amava”, declarou.
Gray relembrou que na ocasião ele e Mary estavam acertando as contas para deixar a pousada, quando foram surpreendidos pelo criminoso. “Um homem apareceu do nada e foi até a minha noiva. Ele chegou gritando em inglês ‘passa a sacola, passa a sacola'”.
Philip e Mary se conheceram pela internet, estavam juntos há quase seis anos e tinham planos para se casar. A brasileira era natural de Macapá (AP). Ela deixa três filhos e um neto.
LADRÕES SABIAM QUE CASAL TINHA TROCADO DINHEIRO
Suspeitos obtiveram informações que o casal trocou uma grande quantia de dinheiro em uma casa de câmbio no bairro Aldeota, em Fortaleza, diz a polícia. Eles também sabiam que Mary Oliveira e o namorado Phil Gray estavam hospedados em uma pousada na Praia do Cumbuco.
Imagens mostram quando um homem armado aborda as vítimas na recepção da pousada na segunda (29). O casal reage e entra em luta corporal com o criminoso, que dispara e foge sem levar nada.
Mary, que era de Macapá, morreu no local. O namorado, da Inglaterra, foi atingido nas costas e está no hospital. ”Não paro de chorar desde que soube pela minha mãe e enteado que Mary morreu. Isso é um terrível choque, não apenas para mim, mas para todos que conheceram ela”, escreveu Phil nas redes sociais.
Os três homens foram presos suspeitos de latrocínio. Um deles, de 38 anos, já responde por porte ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas e associação para o tráfico. O outro, de 27 anos, tem antecedentes por tráfico de drogas, e o terceiro suspeito tem 22 anos.
Amigos abriram uma vaquinha para ajudar Phil. O inglês ainda não teve alta e não está sentindo suas pernas no momento. O dinheiro será usado para trazer a família dele ao Brasil e realocá-lo para um hospital particular.
Redação / Folhapress