RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – Entro no estúdio da Globo por volta das 15h da última semana de julho. É um lugar grande, escuro, com muita gente. Numa bancada há algumas frutas, salgadinhos e latinhas de água mineral. De repente, vejo o trio protagonista em cena: Nicolas Prattes, Agatha Moreira e Gabz.
Eles serão os principais rostos de “Mania de Você”, a próxima novela das nove da Globo. O folhetim marca o retorno de João Emanuel Carneiro ao horário nobre após seis anos. Seu último trabalho na empresa foi “Todas as Flores” (2022) no Globoplay.
A cena que está sendo gravada é crucial para o andamento da novela: é quando Rudá (Nicolas Prattes) convence Viola (Gabz) a fugir, após ele ser acusado de matar Molina (Rodrigo Lombardi), o grande vilão da novela. Mas Luma (Agatha Moreira) flagra os dois aos beijos.
No ar, o texto da cena deve durar cerca de 30 segundos. Mas a cena requer horas de gravações. Dirigida por Philippe Barcinski, que faz parte da equipe de diretores da novela, liderada por Carlos Araújo, Philippe faz diversas repetições especialmente com Agatha e Gabz.
A seu pedido, a dupla coloca ódio no olhar. Mais tímida, Agatha fala pouco, se concentra, e pede reforços na maquiagem com frequência porque força choro o tempo todo. Já Gabz repete o texto baixinho, como quem precisa não errar uma vírgula.
Antes da gravação em si, o ensaio. Coisas que não estavam inicialmente no texto são combinadas, como Agatha empurrar Nicolas na cama para encenar uma “briga pesada”, como João Emanuel indicava no texto.
Neste momento, o diretor conversa com Agatha e Gabz e foca na rivalidade entre as duas. Nicolas decide andar por todo o estúdio, e começa a se emocionar sozinho. “Eu não sou culpado! Eu não sou culpado”, diz ele. Não existe Nicolas, Gabz e Agatha no estúdio. Todos eles são chamados pelos nomes dos personagens.
A gravação é intensa no estúdio e o silêncio, mesmo com mais de uma dezena de profissionais ali, é respeitado. Ao final, o diretor gosta do resultado.
A CURIOSIDADE DAS NOVE
Os três protagonistas são estreantes de alguma forma em “Mania de Você”. Gabz jamais havia estrelado uma novela na Globo. Agatha Moreira não tinha trabalhado com João Emanuel Carneiro. Nicolas Prattes ainda não esteve em uma novela das nove, o principal horário da TV.
Após a gravação, Nicolas tirou algumas fotos que vão servir para embasar parte da trama. Ao conversar com a reportagem, ele diz que está curioso pela repercussão que a novela pode vir a ter e do convite de João Emanuel.
“O público do horário das nove é mais curioso. Tem muita gente me perguntando já sobre o Rudá, sobre a trama, sobre o que vai acontecer. Eu nunca tinha visto esse frisson, esse burburinho, antes de um trabalho meu.”, diz.
O convite para Prattes foi feito atendendo a um pedido do próprio João Emanuel Carneiro, que gostou muito do seu trabalho em “Todas as Flores”. Mas o ator sabe que a novela tem uma sombra: o remake de “Vale Tudo”, que virá a seguir e já domina as conversas.
“Para gente, é ótimo. Eu acho que ajuda essa expectativa toda pelo horário ajuda quem vem antes, e ajuda a gente como um todo. Nós estamos fazendo uma novela que tem tudo para pegar, tem todos os elementos para isso”, completa.
GABRIEL VAQUER / Folhapress