BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – Uma única pessoa recuperou R$ 2,8 milhões em dinheiro esquecido no SVR (Sistema de Valores a Receber), enquanto o resgate mais alto feito por uma pessoa jurídica foi de R$ 3,3 milhões. Os dados foram informados pelo Banco Central nesta segunda-feira (28).
Chefe do departamento de Atendimento Institucional do BC, Carlos Eduardo Gomes, disse na live semanal da instituição que 88% dos valores esquecidos em instituições financeiras estão abaixo de R$ 100.
Ele destacou também que a autoridade monetária só tem conhecimento dos valores resgatados por meio do SVR, sem considerar recursos solicitados pelos clientes diretamente com as instituições financeiras.
Os brasileiros ainda têm, no total, R$ 7,2 bilhões que podem ser recuperados pelo sistema do BC. São 37,1 milhões de pessoas físicas (somando R$ 5,8 bilhões) e 2,8 milhões de pessoas jurídicas (R$ 1,4 bilhão) que seguem com valores disponíveis para retirada.
Até agora, foram resgatados R$ 4,4 bilhões, beneficiando cerca de 14,5 milhões de cidadãos e 572 mil empresas. No mês de junho, foram R$ 229 milhões recuperados.
A segunda rodada de saques pelo SVR teve início em março, após meses de adiamento devido à greve dos servidores do BC no ano passado. A ferramenta foi lançada pela autoridade monetária no início de 2022.
Atualmente, as consultas ao SVR podem ser feitas a qualquer momento no site valoresareceber.bcb.gov.br. É necessário ter uma conta Gov.br nível prata ou ouro para ter acesso ao sistema.
No caso das pessoas físicas, é preciso ter em mãos o número do CPF (cadastro de pessoas físicas) e a data de nascimento. Para pessoas jurídicas, a consulta é feita por meio do número do CNPJ (cadastro nacional de pessoa jurídica) e da data de abertura da empresa.
COMO FAÇO PARA SOLICITAR OS VALORES A RECEBER?
Acesse o site valoresareceber.bcb.gov.br e clique em “Sistema de Valores a Receber”
Informe CPF e data de nascimento, para pessoa física, ou CNPJ e data de abertura da empresa, para pessoas jurídicas
– Vá em “Consultar”
– Depois, clique em “Acessar SVR”
– Informe o seu CPF e a senha Gov.br prata ou ouro
– Se o dinheiro a ser sacado for seu, escolha “Meus valores a receber”; caso seja de alguém que morreu vá em “Valores de pessoas falecidas”
– Aceite o “Termo de ciência” e vá em “Confirmar”
– Na próxima tela, aparecerão: quanto há para receber, nome e demais dados do banco ou da instituição financeira que vai pagar, origem do dinheiro e informações adicionais, se for o caso
– Se o sistema indicar a opção “Solicitar por aqui”, será preciso selecionar uma de suas chaves Pix e informar os dados pessoais (guarde o número do protocolo)
– Caso o sistema ofereça a opção “Solicitar por aqui”, mas não apresente a possibilidade de informar a chave Pix, entre em contato com a instituição financeira pelo telefone ou pelo email informado para combinar a forma de devolução
**COMO RECEBER O DINHEIRO ESQUECIDO**
O cidadão precisa ter chave Pix. Também é possível receber por DOC (Documento de Crédito) ou TED (Transferência Eletrônica Disponível). Nestes casos, o dinheiro cai na conta em até 12 dias úteis. Há, no entanto, instituições que não assinaram o “Termo de Adesão”, o que faz com que seja necessário realizar a solicitação de saque diretamente no banco ou na instituição financeira.
**QUEM PODE TER DINHEIRO ESQUECIDO EM BANCOS E FINANCEIRAS?**
Qualquer pessoa física ou jurídica que teve relacionamento com bancos ou financeiras em algum momento poderá ter direito aos valores a receber.
**DE ONDE VÊM OS VALORES?**
O dinheiro a ser devolvido pelas instituições é referente a:
– Contas corrente ou poupança encerradas com saldo disponível
– Cotas de capital e rateio de sobras líquidas de ex-participantes de cooperativas de crédito
– Recursos não procurados de grupos de consórcio encerrados
– Tarifas cobradas indevidamente
– Parcelas ou despesas de operações de crédito cobradas
– Contas de pagamento pré ou pós-paga encerradas com saldo disponível
– Contas de registro mantidas por corretoras e distribuidoras encerradas com saldo disponível
– Outros recursos disponíveis nas instituições para devolução
**COMO HERDEIROS PODEM RESGATAR O DINHEIRO ESQUECIDO**
– Acesse o site valoresareceber.bcb.gov.br e clique em “Sistema de Valores a Receber”
– Informe os dados solicitados pelo sistema, que são o CPF e a data de nascimento da pessoa que morreu
– Vá em “Consultar”
– Depois, clique em “Acessar SVR”
– Informe o seu CPF e a senha Gov.br prata ou ouro
– Na página seguinte, escolha “Valores de pessoa falecida”
– Aceite o “Termo de responsabilidade de acesso a dados de terceiros” e vá em “Confirmar”
– Informe o CPF e a data de nascimento da pessoa que morreu
– Caso haja valores a receber, aparecerão todas as informações do dinheiro a ser devolvido em nome da pessoa que morreu, por faixa de valor, além de banco ou instituição financeira onde o montante está e informações para que o cidadão faça o contato com a instituição e solicite o resgate
– É permitido compartilhar, imprimir ou salvar a tela, mas é possível solicitar o valor por meio do SVR, informando chave Pix, como ocorre com quem tem dinheiro próprio para sacar
**RESGATEI DINHEIRO EM 2022, POSSO TER ALGO A MAIS PARA RECEBER?**
Sim, como há valores esquecidos de outros investimentos ou contas, quem já resgatou em 2022 pode ter acesso a mais dinheiro. Caso o sistema tenha mostrado, em consulta no ano passado, o direito de receber e, agora, não mostre mais nada mesmo que o resgate não tenha sido feito, será preciso entrar em contato com a instituição financeira.
**ATÉ QUANDO POSSO RETIRAR MEUS VALORES?**
O resgate do dinheiro esquecido poderá ser feito a qualquer hora. É preciso ter conta Gov.br nível prata ou ouro para fazer a solicitação de pagamento ao banco ou à instituição financeira onde o valor está.
**COMO FAZER QUANDO APARECE QUE A INSTITUIÇÃO NÃO ASSINOU O “TERMO DE ADESÃO”?**
Nos casos em que o sistema informa que não foi assinado o “Termo de Adesão”, será necessário solicitar o dinheiro diretamente ao banco ou à instituição financeira. Do total de 1.060 instituições que informaram valores ao SVR, 640 assinaram o “Termo de Adesão”. Os dados para fazer a solicitação são informados pelo sistema.
**COMO FAÇO PARA TER CONTA GOV.BR PRATA OU OURO?**
A conta pode ser criada por computador, tablet ou celular. No computador, basta acessar o site do sistema (gov.br/governodigital) e seguir o passo a passo. São solicitadas informações como número do CPF e data de nascimento.
No celular ou tablet, o cidadão deve baixar o aplicativo e criar a sua conta. Neste caso, é mais fácil conseguir nível prata ou bronze porque, como há acesso à câmera, o cidadão consegue provar com mais facilidade sua identidade.
O selo bronze não dá acesso ao sistema de valores a receber do Banco Central. A medida busca trazer mais proteção e segurança aos dados do contribuinte.
**PASSO A PASSO PARA CRIAR SENHA NO GOV.BR**
– Acesse o site gov.br/governodigital
– Em “Serviços recomendados para você”, clique em “Criar sua conta gov.br”
– Na página seguinte vá em “Iniciar”
– Informe o CPF e clique em “Continuar”
– Para quem não tem conta, o sistema irá indicar a opção de criar uma. Clique sobre ela
– A conta ouro é criada para quem tem CNH digital ou biometria facial no TSE (Tribunal Superior Eleitoral)
– Quem não tem CNH digital ou biometria no TSE terá conta prata, que deverá ser criada por meio dos bancos credenciados, no aplicativo do banco
– O cidadão que não conseguir criar a conta Gov.br prata ou ouro responderá a um questionário e terá selo bronze
SAIBA CONSEGUIR NÍVEL PRATA NO GOV.BR PELO CELULAR:
– Acesse o aplicativo gov.br
– Clique em “Entrar com gov.br”
– Na tela seguinte, informe o CPF e vá em “Continuar”
– Em seguida, digite a senha e clique em “Entrar”
– Na tela em que se lê “Autorização de uso de dados pessoais”, vá em “Autorizar”
– No quadro azul, acima, clique em “Aumentar nível da conta”
– Para tornar sua conta prata, escolha uma das opções que o aplicativo oferece; se tiver cadastro no Denatran, use a biometria facial; se for servidor, use dados do Sigepe
– A validação também pode ser feita por meio do cadastro no seu banco na internet
– Vá onde se lê “Cadastro via internet banking” e escolha o seu banco
– Os próximos passos dependerão de cada instituição financeira; é possível conseguir a validação pelo Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Banco de Brasília, Caixa Econômica Federal, Sicoob e Santander
**COMO CONSEGUIR NÍVEL OURO NO APLICATIVO**
– Acesse o aplicativo gov.br
– Clique em “Entrar com gov.br”
– Digite o CPF e vá em “Continuar”
– Depois, informe a senha e clique em “Entrar”
– No quadro azul, acima, onde está seu nome, vá em “Aumentar nível”
– Em seguida, acesse “Aumentar nível da conta”
– O gov.br pedirá acesso à câmera do celular, clique em “OK”
– Aparecerão orientações para a foto; clique em “Reconhecimento facial”
– Enquadre seu rosto e aguarde; aparecerá a mensagem “Reconhecimento facial realizado com sucesso”, vá em em “OK”
– Ao final do procedimento, aparecerá a mensagem “Validamos sua foto na base de dados da Justiça Eleitoral. Você atingiu o maior nível de segurança para sua conta gov.br!”
**COMO SEI QUE NÃO ESTOU SENDO VÍTIMA DE UM GOLPE COM OS VALORES A RECEBER?**
O BC alerta de que o único site onde você pode consultar e saber como solicitar a devolução dos seus valores, da sua empresa ou de pessoas falecidas é valoresareceber.bcb.gov.br e que todos os serviços do portal são gratuitos. Caso alguém ofereça e cobre por serviços de consulta, trata-se de um golpe.
O Banco Central também não manda links nem entra em contato para tratar de valores a receber ou confirmar dados. Apenas a instituição que aparece no sistema pode entrar em contato com o cliente, mas ela não pode pedir senhas.
Não acesse links suspeitos enviados por email, SMS, WhatsApp ou outros aplicativos de mensagens.
NATHALIA GARCIA / Folhapress