RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Unicamp deve criar quatro novos cursos de graduação e tem outros nove projetos

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) iniciou processo para criar quatro cursos de graduação: língua inglesa, fisioterapia, direito e história.

O conselho universitário aprovou os projetos na última terça-feira (8).

Agora, cabe à reitoria avaliá-los. Depois disso, eles passarão por quatro comissões: a comissão central de graduação, comissão de orçamento e patrimônio, câmara de ensino, pesquisa e extensão e câmara de administração. Por fim, voltam ao conselho universitário para sanção ou não.

A universidade justifica a criação dizendo que, das três instituições públicas estaduais de São Paulo, é a que oferece o menor número de graduações. São 69 na Unicamp, contra 183 da USP (Universidade de São Paulo) e 136 da Unesp (Universidade Estadual Paulista).

Os novos cursos, se aprovados, ofertarão vagas não só para alunos, mas também para professores. Em fisioterapia, serão 40 postos para discentes e 13 para professores. O curso de direito terá 50 vagas e 40 novos professores.

Para o inglês, planejado apenas como licenciatura, serão 30 vagas e 11 novos professores. Para história, também licenciatura, 52 vagas e dez professores.

A pró-reitoria de graduação contava com 13 propostas de novos cursos, mas, por questões de infraestrutura, deu-se prosseguimento a quatro. As nove propostas restantes devem ser apresentadas em breve, apurou a Folha de S.Paulo. Estão sendo procurados espaços que comportem a expansão.

O reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, diz que a criação dos novos cursos é uma necessidade. Segundo ele, a universidade precisa iniciar um processo de expansão, mas com prudência.

“Precisamos ter cuidado de não criarmos muitos cursos ao mesmo tempo”, disse. “Ainda não temos absoluta certeza sobre nosso financiamento [por causa da reforma tributária] e, às vezes, subir degrau por degrau é mais prudente.”

BRUNO LUCCA / Folhapress

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.