SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A USP (Universidade de São Paulo) foi considerada a instituição de ensino superior mais sustentável da América Latina no ranking da QS (Quacquarelli Symonds), uma das principais avaliações de ensino superior do mundo.
A avaliação leva em conta três indicadores: impacto ambiental, impacto social e governança. Foram avaliadas mais de 1.740 universidades de 107 países e territórios.
Já na lista mundial, a Universidade de Toronto, no Canadá, ficou em primeiro lugar. Em seguida aparecem o Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, na Suíça, e a Universidade de Lund, na Suécia. Veja o top 10 abaixo.
Além da USP, outras 41 universidades brasileiras entraram na lista, incluindo Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e UnB (Universidade de Brasília.
Segundo a avaliação, a USP obteve a maior pontuação entre as instituições da América Latina em cinco quesitos de desempenho: intercâmbio de conhecimento; saúde e bem-estar; sustentabilidade ambiental; educação ambiental; e pesquisa ambiental.
Segundo Ben Sowter, vice-presidente do QS, o ensino brasileiro se destaca principalmente pela troca de conhecimento, que reflete na colaboração e compartilhamento de pesquisa.
“O ensino superior brasileiro demonstra força excepcional em sustentabilidade, compartilhamento de conhecimento e impacto comunitário. Este compromisso de colaboração e partilha de investigação é inspirador, mas o setor deve enfrentar desafios em áreas como a igualdade, a saúde e o bem-estar, que são essenciais para o desenvolvimento sustentável.”
Assim como destacou na divulgação de outros rankings, as restrições orçamentárias para as universidades impedem o desenvolvimento pleno do ensino superior brasileiro.
“A extensão das políticas de ações afirmativas [cotas sociais e raciais] pelo Congresso Nacional do Brasil foi um passo significativo em direção à inclusão e à equidade social, mas as atuais restrições fiscais destacam a necessidade de investimentos estratégicos para garantir que a educação continue a ser uma força motriz para um futuro sustentável e equitativo.”
A lista completa com todas as universidades pode ser acessada no site do QS Ranking.
Top 10 das universidades mais sustentáveis do mundo:
*
1 – Universidade de Toronto, Canadá
2 – ETH Zurich, Suíça
3 – Universidade de Lund, Suécia
4 – Universidade da Califórnia, Estados Unidos
5 – University College London, Reino Unido
6 – Universidade da Colúmbia Britânica, Canadá
7 – Imperial College London, Reino Unido
8 – Universidade de Edimburgo, Reino Unido
9 – Universidade de Manchester, Reino Unido
10 – Universidade de Melbourne, Austrália
Top 10 das universidades mais sustentáveis da América Latina:
1 – Universidade de São Paulo, Brasil
2 – Universidade Nacional Autônoma do México, México
3 – PUC Chile, Chile
4 – Universidade Estadual de Campinas, Brasil
5 – Universidade dos Andes, Colômbia
6 – Instituto Tecnológico de Monterrey, México
7 – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
8 – Universidade do Chile, Chile
9 – Universidade de Concepción, Chile
10 – Universidade de Brasília, Brasil
Redação / Folhapress